Pesquisar

Semad realiza Operação Macala II para fiscalizar comércio de carvão vegetal no Alto São Francisco

A carga apreendida somou 200 metros de carvão
Semad realiza Operação Macala II para fiscalizar comércio de carvão vegetal no Alto São Francisco
Divulgação/Semad

Entre os dias 9 e 11 de outubro, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais promoveu a Operação Macala II, com o objetivo de monitorar e fiscalizar a cadeia de comércio de carvão vegetal e as empresas siderúrgicas da região do Alto São Francisco. A operação ocorreu nos municípios de Divinópolis, Itaúna, Nova Serrana, São Gonçalo do Pará, Pará de Minas e Itatiaiuçu.

Durante a ação, conduzida pelas Unidades Regionais de Fiscalização do Alto São Francisco e Central Metropolitana da Semad, foram inspecionados 10 alvos, resultando na emissão de três autos de infração. Essas infrações estavam relacionadas a irregularidades no comércio de carvão vegetal e à degradação ambiental. No total, foram apreendidos três caminhões carregados com carvão de origem mista — de vegetação plantada e nativa — em operações nos municípios de Maravilhas e Divinópolis. A carga apreendida somou 200 metros de carvão.

A fiscalização também teve como foco o comércio de carvão vegetal em empresas siderúrgicas, especialmente o transporte e o consumo final do subproduto florestal, buscando combater a comercialização irregular de carvão, sobretudo aquele proveniente de florestas nativas.

Bruno Zuffo Janducci, diretor de Combate ao Desmatamento da Semad, ressaltou a importância de operações como a Macala II. “Essas ações são fundamentais, pois os crimes ambientais ligados ao comércio de carvão, além de causarem danos ao meio ambiente, geram concorrência desleal entre os produtores que seguem a legislação e os que cometem irregularidades”, destacou.

Canais de denúncia

O Governo de Minas Gerais, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais para denúncias ambientais. A população pode contribuir denunciando práticas suspeitas ou confirmadas de irregularidades através do LigMinas, pelo número 155 (opção 7), ou pelo portal online da secretaria.

Com: Semad 

Compartilhe nas suas redes sociais:

Lorena Cordeiro

Lorena Cordeiro

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Repórter no Portal Bem Minas desde 2020 nas editorias Meio Ambiente, Mineração e Energias Renováveis.