Pesquisar

Especialistas debatem transição para economia de baixo carbono no Crea-MG

O workshop, gratuito e aberto ao público, busca promover a troca de conhecimentos sobre o papel da engenharia nesse processo, fundamental para mitigar os impactos ambientais
Especialistas debatem transição para economia de baixo carbono no Crea-MG
Reprodução/Internet

Nesta terça-feira (22), Belo Horizonte será palco de um importante workshop sobre estratégias para impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono no Brasil. Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), o evento reunirá especialistas para discutir soluções que contribuam para a redução de emissões de gases de efeito estufa e a sustentabilidade em setores como indústria, transporte, energia e agronegócio.

A transição para uma economia de baixo carbono é vista como uma resposta urgente às mudanças climáticas, que vêm se intensificando com a ocorrência de eventos extremos, como verões cada vez mais quentes e chuvas mais intensas. O workshop, gratuito e aberto ao público, busca promover a troca de conhecimentos sobre o papel da engenharia nesse processo, fundamental para mitigar os impactos ambientais.

Engenharia e o mercado de carbono brasileiro

Organizado pelo Grupo de Trabalho “Economia de Baixo Carbono”, o evento também abordará o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), previsto no Projeto de Lei 182 de 2024, atualmente em tramitação no Senado. Para a coordenadora do grupo, a engenheira mecânica Sírcia de Sousa, a engenharia tem um papel estratégico na criação de soluções técnicas para descarbonizar setores industriais e monitorar emissões de gases poluentes.

Além disso, segundo Sírcia, a atuação dos engenheiros é crucial tanto no desenvolvimento de tecnologias inovadoras quanto na elaboração de normas que incentivem a sociedade a adotar práticas mais sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental.

Inscrições e programação

O evento ocorrerá na sede do Crea-MG, localizada na Avenida Álvares Cabral, 1600, em Belo Horizonte, das 8h às 17h. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas online, com a programação completa disponível no site.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Lorena Cordeiro

Lorena Cordeiro

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Repórter no Portal Bem Minas desde 2020 nas editorias Meio Ambiente, Mineração e Energias Renováveis.