Pesquisar

Só não implantam balanças se não quiserem

Já estão em operação as balanças em estradas, com capacidade de pesar caminhões de carga em movimento, com até 90km de velocidade.

A implantação desses equipamentos tem sentidos diversos, desde a proteção das vias, coibindo seu uso com excessos de peso até mesmo a de não permitir que carretas possam colocar em risco seus motoristas e outros, por falta de freios, devido ao desgaste ocasionado pela necessidade de acionamento constante desse recurso dos veículos.

Descendo serras, por exemplo, é frequente se verem caminhões envolvidos em acidentes e os motivos quase sempre estão ligados à falta de freios ou ao aquecimento do sistema, pelo seu acionamento muito constante.

O novo equipamento não exige a parada do veículo; passando por cima da balança, a medida de peso é feita e uma espécie de radar fotografa as placas da carreta ou do caminhão, remetendo ao seu proprietário a multa correspondente, se essa for constatada.

Para a BR-040, essa seria uma excelente implantação, para diminuir o número de acidentes na via

Compartilhe nas suas redes sociais:

Luiz Tito

Luiz Tito

Luiz Tito trabalhou na equipe que colaborou na fundação no Jornal O Tempo, em 1996. Foi diretor da Sempre Editora, dona dos veículos O Tempo, Pampulha e Super, passando depois a responder pela vice-presidência da empresa. Afastou-se da Sempre Editora para ocupar a Diretoria Jurídica do Grupo Sada, de onde também se desligou, após mais de duas décadas de trabalho, vinculado ao citado Grupo.