Pesquisar

Turismo mineiro mantém liderança nacional e registra crescimento consistente

Turismo mineiro mantém liderança nacional e registra crescimento consistente
Diário do Comércio/Divulgação

Nesta quarta-feira (20), uma análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, revelou que Minas Gerais continua a liderar o crescimento da atividade turística no Brasil. Apesar de apresentar uma desaceleração em setembro, o estado teve desempenho superior à média nacional, consolidando sua posição de destaque desde janeiro.

No comparativo mensal, o indicador mineiro reduziu sua queda de -1,0% em agosto para -0,1% em setembro. Já no cenário nacional, o turismo teve uma alta de 0,5% no mesmo período.

Desempenho anual reafirma liderança

De janeiro a setembro de 2024, o setor turístico mineiro cresceu 8,9%, superando em 6,9 pontos percentuais a média nacional. Com esse resultado, Minas Gerais lidera o ranking nacional, seguido por Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e outros estados.

Nos últimos 12 meses, entre outubro de 2023 e setembro de 2024, o volume da atividade turística em Minas Gerais registrou um aumento de 9,3%, ficando 6,7 pontos acima da média nacional. Esse desempenho mantém o estado no topo da lista, à frente das mesmas unidades federativas.

Avanços na geração de emprego e setores impulsionados

O setor de turismo no estado também mostrou resultados positivos na geração de empregos. Em setembro deste ano, o número de carteiras ativas em hotéis e similares chegou a 31.984, um aumento de 765 vagas líquidas em comparação com o mesmo mês de 2023.

Conforme Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, mesmo com o indicador mensal de setembro registrando leve retração, o desempenho estadual se destaca em outras bases de análise. “As atividades de restaurantes, hospedagens, espetáculos teatrais e festivais de música, além do ecoturismo promovido pelas agências, têm sido fundamentais para esse crescimento. Esses setores impulsionam não apenas o turismo, mas também o comércio e os serviços em Minas Gerais”, explica.

Sobre a Fecomércio MG

A Fecomércio MG, maior representante do setor terciário no estado, atua há 85 anos em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a entidade promove melhores condições tributárias, celebra convenções coletivas e incentiva o desenvolvimento econômico. Sob a liderança do empresário Nadim Donato, a federação integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, fortalecendo o turismo e o comércio em Minas Gerais.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Lorena Cordeiro

Lorena Cordeiro

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Repórter no Portal Bem Minas desde 2020 nas editorias Meio Ambiente, Mineração e Energias Renováveis.