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Troca de 600 ônibus metropolitanos em Minas Gerais deve começar ainda em 2024; saiba como funcionará a renovação da frota

A implementação começará ainda em 2024 e será concluída até o primeiro semestre de 2025
Troca de 600 ônibus metropolitanos em Minas Gerais deve começar ainda em 2024; saiba como funcionará a renovação da frota
Reprodução/Internet

Nesta quarta-feira (05), o Governo de Minas Gerais e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) anunciaram um plano para a renovação da frota de ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com a aquisição de mais de 600 veículos novos, o objetivo é substituir cerca de 25% dos ônibus em operação. A implementação começará ainda em 2024 e será concluída até o primeiro semestre de 2025.

O acordo foi oficializado na última segunda-feira (02) e contou com a parceria do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), além da intermediação da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) e Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG). A iniciativa busca modernizar o sistema de transporte público e melhorar o serviço prestado aos usuários da região.

Sintram e sua participação na renovação

A pandemia de COVID-19 trouxe grandes desafios financeiros para as empresas de transporte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o que dificultou a renovação da frota nos últimos anos. Para reverter esse cenário, o Sintram realizou estudos detalhados que culminaram no plano de renovação, priorizando o investimento integral na melhoria do transporte coletivo.

Segundo o presidente do Sintram, Rubens Lessa, o sindicato sempre teve como foco beneficiar os usuários. “Colocamos o usuário no centro das nossas ações, e foi assim que elaboramos esse plano. Junto com o Governo de Minas e as entidades competentes, conseguimos garantir esse recurso para a renovação da frota, preparando o setor para o futuro”, explicou.

Para assegurar uma compra eficiente, o Sintram criou um Comitê Interno de Aquisição de Veículos, responsável por coordenar o processo de escolha e compra dos ônibus. “Nosso comitê avaliou criteriosamente todas as propostas, sempre prezando pela qualidade, preço justo e prazos. A transparência foi e será nossa prioridade”, acrescentou Lessa.

Etapas da renovação da frota

O plano de renovação será executado em quatro fases:

  1. Aquisição: O Sintram abriu concorrências públicas e entrou em contato com fornecedores do setor, garantindo condições favoráveis de compra. Após essa etapa, os veículos foram encomendados.
  2. Mapeamento: Paralelamente, o Sintram realizou um estudo para identificar quais veículos devem ser substituídos. A análise considerou as necessidades operacionais de cada empresa associada.
  3. Cronograma: A distribuição dos novos ônibus será gradual, à medida que os veículos forem entregues. O critério de alocação considerará as regiões com maior demanda, com a participação do Seinfra e dos consórcios.
  4. Substituição: A etapa final, prevista para começar ainda em 2024, envolverá a entrada gradual dos novos ônibus em operação, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2025. Além dos 600 veículos, as concessionárias se comprometeram a adquirir mais 250 ônibus até 2025, reduzindo a idade média da frota de 11 para 6 anos.

Próximos passos

O Sintram e o Governo de Minas já estão trabalhando para garantir que a transição seja eficiente e dentro dos prazos estabelecidos. Rubens Lessa destacou que o foco agora é integrar os novos veículos ao sistema o mais rápido possível, melhorando o conforto e a qualidade do transporte oferecido aos passageiros.

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Lorena Cordeiro

Lorena Cordeiro

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Repórter no Portal Bem Minas desde 2020 nas editorias Meio Ambiente, Mineração e Energias Renováveis.