Pesquisar

Stock Car: confira as mudanças no trânsito para realização do evento 

A realização da Stock Car em Belo Horizonte gerou uma série de controvérsias, especialmente em relação ao corte de árvores e aos problemas de barulho.
Stock Car: confira as mudanças no trânsito para realização do evento
Stock Car/Divulgação

A partir desta terça-feira (13), motoristas que circulam pela região da Pampulha devem estar atentos às mudanças no trânsito devido à realização da Stock Car. As alterações começam às 9h, incluindo algumas interdições.

A prefeitura recomenda que as pessoas priorizem o uso do transporte público durante o evento, que ocorrerá de 15 a 18 de agosto. As linhas de ônibus que partem das estações de integração e circulam na região da Pampulha terão um aumento no número de viagens.

Além disso, será criada uma linha especial de ônibus, número 5050, com tarifa de R$ 5,25, especificamente para atender ao evento da Stock Car. Essa linha operará no sábado (17) e domingo (18), com pontos de embarque na Savassi e no Centro.

Os ônibus partirão da Avenida Cristóvão Colombo, 519, a partir das 7h, com intervalos de 15 minutos entre as saídas. Eles farão paradas na Avenida Paraná, 161, em frente à Estação Carijós, e na Avenida Santos Dumont, 481, em frente à Estação Rio de Janeiro. O desembarque será na Avenida Abrahão Caram, próximo à portaria da UFMG.

Para quem optar por táxi, haverá um ponto na Avenida Abrahão Caram, entre a Alameda das Princesas e a Rua Rebelo Horta. O embarque e desembarque de passageiros de aplicativos também ocorrerá na mesma avenida, entre as alamedas dos Coqueiros e das Princesas.

As arquibancadas e os camarotes da corrida serão montados na esplanada do Mineirão, com acesso ao evento pela Alameda das Palmeiras, ao lado do Mineirinho.

As alterações no trânsito ao redor do Mineirão estão programadas para encerrar após o término do evento, previsto para as 22h do domingo, 18 de agosto. Assim que as corridas terminarem, a desmontagem das estruturas utilizadas para a Stock Car deve começar imediatamente.

Mudanças no trânsito

  • Avenida Presidente Carlos Luz, entre Rua Conceição do Mato Dentro e Avenida Coronel Oscar Paschoal, em ambos os sentidos;
  • Avenida Rei Pelé, em toda sua extensão, entre as avenidas Coronel José Dias Bicalho e Antônio Abrahão Caram;
  • Avenida Coronel José Dias Bicalho, entre as avenidas Presidente Carlos Luz e Otacílio Negrão de Lima;
  • Avenida Antônio Abrahão Caram, entre Avenida Coronel José Dias Bicalho e Alameda das Princesas;
  • Alameda das Palmeiras, entre Avenida Antônio Abrahão Caram e Alameda dos Jacarandás;
  • Avenida Chafir Ferreira, entre Avenida Otacílio Negrão de Lima e Alameda das Palmeiras;
  • Avenida Coronel José Dias Bicalho, entre as alamedas das Palmeiras e das Princesas.

Entenda a polêmica em torno da realização do evento

A realização da Stock Car em Belo Horizonte gerou uma série de controvérsias, especialmente em relação ao corte de árvores e aos problemas de barulho, que também afetaram a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Para que o evento pudesse ocorrer nas proximidades do Mineirão, na região da Pampulha, foi necessário cortar várias árvores, abrindo espaço para a infraestrutura necessária, como arquibancadas e áreas técnicas. Essa remoção de árvores gerou críticas de ambientalistas e moradores locais, preocupados com a perda de áreas verdes e o impacto ambiental.

A UFMG manifestou sua oposição ao evento, destacando especialmente os impactos esperados no prédio da Escola de Veterinária. No local, funcionam laboratórios de pesquisa e um hospital veterinário que realiza cerca de três mil procedimentos mensais, incluindo cirurgias e tratamentos oncológicos.

A prefeitura firmou um acordo com a empresa organizadora da competição para que Belo Horizonte sedie uma edição anual da Stock Car pelos próximos cinco anos consecutivos.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Lorena Cordeiro

Lorena Cordeiro

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Repórter no Portal Bem Minas desde 2020 nas editorias Meio Ambiente, Mineração e Energias Renováveis.