Pesquisar

PBH retoma vacinação contra a Covid-19 para maiores de 12 anos em grupos prioritários

As vacinas estarão disponíveis nos 153 centros de saúde da cidade e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante, cujos endereços podem ser consultados on-line.
PBH retoma vacinação contra a Covid-19 para maiores de 12 anos em grupos prioritários
PBH/Divulgação

Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Belo Horizonte inicia a aplicação de 21.150 doses da vacina contra a Covid-19 do Instituto Serum, destinadas aos públicos prioritários com idade acima de 12 anos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. As vacinas estarão disponíveis nos 153 centros de saúde da cidade e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante, cujos endereços podem ser consultados on-line.

Capacitação e segurança com novo imunizante

Pela primeira vez, o município recebeu doses do fabricante indiano Instituto Serum. Para assegurar a segurança no atendimento, os profissionais do SUS-BH foram treinados e capacitados para o manejo específico desse imunizante. Testado e aprovado, o produto protege contra as formas mais graves da Covid-19.

O esquema vacinal também foi atualizado. Para receber a dose, é necessário que tenham se passado pelo menos seis meses desde a última vacinação. Pessoas com mais de 60 anos devem tomar o imunizante duas vezes ao ano, enquanto gestantes devem se vacinar em cada gestação. Os grupos elegíveis estão listados no site da Prefeitura, onde também é possível conferir orientações detalhadas para imunocomprometidos e puérperas.

Para a vacinação, são obrigatórios um documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina. Aqueles que tiveram Covid-19 recentemente devem aguardar 30 dias após o início dos sintomas para se imunizar.

Vacinação infantil segue calendário básico

A vacinação para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, continua com as doses monovalentes da farmacêutica Moderna. A administração ocorre em 18 unidades de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante, uma estratégia adotada para evitar desperdícios, já que os frascos abertos têm validade de 19 horas.

Crianças devem comparecer acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, documentos de identificação, certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.

A inclusão das vacinas contra a Covid-19 no calendário básico reflete o compromisso da capital com a ampliação da cobertura vacinal e a prevenção de formas graves da doença em diferentes faixas etárias.

Com: PBH

Compartilhe nas suas redes sociais:

Redação Bem Minas

Artigos em Alta