Na manhã desta quarta-feira (27), o promotor de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho assinou o termo de posse como procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para o biênio 2025-2026. A cerimônia ocorreu no gabinete do governador Romeu Zema e reuniu diversas autoridades estaduais.
Entre os presentes, estavam o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, o chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, e o promotor de Justiça Hugo Barros de Moura Lima. Sumaia Chamon Junqueira Morais, promotora de Justiça e esposa de Paulo de Tarso, também acompanhou o evento.
Após prestar juramento, Paulo de Tarso destacou a relevância do momento em sua trajetória profissional e para o Ministério Público estadual. “É hora de focarmos nos propósitos comuns, que são construir, servir e trabalhar duramente para socorrer a sociedade que nos remunera para tanto”, declarou.
O governador Romeu Zema ressaltou as expectativas positivas para a nova gestão. “Sob a administração do Dr. Paulo de Tarso, o Ministério Público ficará ainda mais atuante. Um Ministério Público que já era muito atuante e, acredito, ficará ainda mais”, afirmou Zema.
A transição do cargo está marcada para 13 de dezembro, quando o atual procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, passará suas funções a Paulo de Tarso. Nesse dia, o novo chefe do MPMG firmará compromisso oficial perante o Colégio de Procuradores de Justiça, marcando o início de sua gestão.
A escolha de Paulo de Tarso foi anunciada pelo governador em 20 de novembro, após ele disputar a indicação com os procuradores Carlos André Mariani Bittencour e Marcos Tofani Baer Bahia.