A licença médica do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi estendida por mais quinze dias, a partir desta segunda-feira (17). Essa renovação representa a quinta vez que o prefeito se afasta de suas funções desde que foi internado, no dia 3 de janeiro, no Hospital Mater Dei, localizado na Região Centro-Sul da capital mineira.
Noman, que apresenta um quadro de insuficiência respiratória aguda, decorrente de pneumonia e complicações respiratórias, está em processo de desmame da ventilação mecânica. De acordo com boletim médico divulgado nesta segunda-feira, o prefeito já consegue respirar sem a ajuda de oxigênio suplementar e segue sendo submetido a um programa de reabilitação fisioterapêutica motora e respiratória. Ele será transferido para a unidade Santo Agostinho para realizar exames adicionais.
Este é o sexto atestado médico do prefeito desde a sua internação. O quadro de saúde de Fuad Noman começou a ser tratado com ventilação mecânica no início de janeiro, mas ele já teve progressos significativos. No dia 6 de janeiro, o prefeito foi extubado, mas, dias depois, precisou ser reintubado. Em 10 de janeiro, passou por uma traqueostomia, e, em 25 de janeiro, os médicos confirmaram a cura da pneumonia. No fim de janeiro, ele foi transferido para um leito fora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), embora tenha permanecido internado.
Durante o período de afastamento, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), tem assumido a administração do município de maneira interina. A última prorrogação da licença médica de Noman ocorreu no início deste mês, em fevereiro, e ele permanece sem previsão de retorno.
Fuad Noman tem enfrentado um histórico de complicações de saúde desde novembro de 2024, quando foi internado por dores nas pernas relacionadas ao tratamento de um Linfoma não-Hodgkin. Em dezembro, o prefeito teve novas internações devido a pneumonia, sinusite, e, posteriormente, a problemas gastrointestinais. No entanto, a internação de janeiro, que se estende até o momento, tem sido a mais grave, com necessidade de ventilação mecânica.
A situação de saúde de Fuad Noman continua sendo monitorada, mas, por enquanto, ele segue afastado do cargo, com sua recuperação sendo acompanhada de perto pela equipe médica.