Pesquisar

Pesquisa aponta liderança de Mauro Tramonte para prefeitura de Belo Horizonte, mas Fuad Noman avança

O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 10 de setembro e entrevistou 1.002 eleitores
Pesquisa aponta liderança de Mauro Tramonte para prefeitura de Belo Horizonte, mas Fuad Noman avança
Reprodução/Internet

Uma nova pesquisa realizada pela Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11), revela que Mauro Tramonte (Republicanos) segue na liderança na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, mas o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), apresentou um crescimento expressivo e reduziu a diferença entre os dois principais candidatos. 

Com uma margem de erro de três pontos percentuais e um nível de confiança de 95%, a pesquisa mostra que Tramonte, deputado estadual e apresentador de TV, registrou 27% das intenções de voto, uma queda de três pontos em comparação ao levantamento anterior, realizado no fim de agosto. Noman, que tenta a reeleição, subiu de 9% para 20%, um crescimento significativo de 11 pontos percentuais após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Crescimento de Engler e cenário indefinido

O deputado estadual Bruno Engler (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, também registrou um avanço, saltando de 12% para 16% das intenções de voto, consolidando-se em terceiro lugar. Já a deputada federal Duda Salabert (PDT) apresentou uma leve oscilação negativa, caindo de 12% para 11%, enquanto Rogério Correia (PT), que conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passou de 6% para 5%.

Os demais candidatos tiveram pouca variação. Carlos Viana (Podemos) alcançou 4%, seguido por Gabriel Azevedo (MDB) com 3%. Wanderson Rocha (PSTU), Indira Xavier (UP) e Lourdes Francisco (PCO) somaram entre 0% e 1%. Indecisos representam 7% e 6% dos eleitores afirmaram que votarão em branco ou nulo.

Cenários de segundo turno

Ainda de acordo com a pesquisa, Mauro Tramonte venceria em todos os cenários de segundo turno testados. Contra o prefeito Fuad Noman, Tramonte teria 49% das intenções de voto, contra 34% de Noman. Em um embate com Bruno Engler, o apresentador venceria com 54%, enquanto Engler ficaria com 24%. Em uma possível disputa com Duda Salabert, Tramonte obteria 59% das preferências, ante 22% da candidata do PDT.

No confronto com Rogério Correia, o resultado seria ainda mais favorável a Tramonte, que ganharia com 62% contra 17% do petista. Por fim, contra Carlos Viana, Tramonte teria 58% dos votos, enquanto o senador alcançaria apenas 15%.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-08280/2024.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Redação Bem Minas