A legislação brasileira qualifica como crime o abandono de animais domésticos. Segundo a Prefeitura de BH, em levantamento feito em 2022, estimou-se que na capital haja 479 mil animais domiciliados e cerca de 48 mil, soltos nas ruas. Em razão de não haver dados mais atualizados, o vereador Lucas Ganem, do Podemos, apresentou um projeto de lei para que seja realizado, periodicamente, um levantamento técnico e assim, sejam construídas políticas públicas destinadas a subsidiar ações do município para cuidar desses animais.
O cuidado com animais abandonados nas vias públicas, claro, a grande maioria das pessoas é favorável; mas um censo atualizado nesse sentido, talvez pudesse vir depois, por exemplo, de um censo que informasse sobre pessoas que vivem miseravelmente nas ruas, suas habilidades, suas condições para receberem apoio ideal para poderem se candidatar a um emprego e trabalhar dignamente; para terem refeições, abrigo, vestimentas e não viverem como bichos, expostas ao frio e a fome.
Os animais poderiam ser destinados a outras formas de acolhimento, sem a necessidade de se mobilizarem vereadores na discussão de um projeto de censo estatístico.