A imprensa brasileira tem se ocupado repetidamente com as medidas tomadas nessa semana pelo presidente americano Donald Trump, que ordenou o desmantelamento do Departamento de Educação do país, uma instituição que é uma espécie de Ministério da Educação brasileiro.
Lamentável, ninguém tem dúvida, mas precisamos nos ocupar em denunciar a precariedade das nossas escolas, o salário viu e humilhante das nossas professoras e demais servidores da educação pública, as merendas escolares às quais não se dedica atenção no preparo, na sua capacidade nutricional, no seu processamento, conservação e custos.
O governo se vale de duas ou três escolas especiais no Estado, tipo Pandiá Calógeras, para dizer que a educação em Minas é modelar; mentira. Há escolas em Minas que não têm sequer banheiros para crianças e para os funcionários. Tudo imundo. E ninguém denuncia, com receio de perseguições e retaliações dos seus superiores.
Denunciem tudo porque não o fazer é uma omissão imperdoável. Vamos denunciar também as retaliações. A coragem é da dignidade de cada um.