Linhas de transmissão destravam novas usinas solares em MG “Estado lidera em geração de energia solar no país e receberá R$ 20 bilhões para construção de subestações e linhas de transmissão”. A afirmação é do deputado estadual Gil Pereira, cujo mandato na ALMG tem dedicado à busca de ações e na proposição de projetos de lei próprios ao avanço em Minas Gerais da instalação de usinas de energia fotovoltaica na região do norte mineiro e do Vale do Jequitinhonha.
Sempre se colocando como parceiro do ministro Alexandre de Morais nas questões da transição energética assumida pelo Governo Federal, mesmo enfrentando dificuldades por parte do Estado de Minas Gerais, o que hoje pode ser constatado é a inquestionável adequação dos projetos que já produzem e de outros, de grande expressão, que resultaram na identificação dessas regiões -norte e no Jequitinhonha- como inegavelmente propícias para a localização das usinas solares.
Além das condições de maior produção econômica e ambientalmente correta de energia, esses projetos geram relevantes oportunidades de oferta de mão de obra, com repercussões nas atividades comerciais, recolhimento de tributos e diversificação econômica para Minas Gerais.