Imagina dormir com o carro no seu nome e no outro dia acordar e descobrir que ele não é mais seu. Pois bem, é isso que tem acontecido nas transferências de veículos via GOV.BR.
Recentemente, o programa Fantástico da Rede Globo expôs graves fragilidades sobre esse sistema revelando como criminosos conseguem realizar transferências fraudulentas de veículos utilizando as assinaturas eletrônicas do GOV.BR, e as evidências de fraude só aumentam.
Recentemente, a Junta Comercial do Mato Grosso revelou que não vai mais aceitar as assinaturas digitais do GOV.BR, exigindo certificado digital para justamente evitar as fraudes. A decisão veio após a identificação de aproximadamente 25 casos de fraudes com assinaturas digitais feitas pelo portal desde dezembro de 2024.
A modernização do processo é necessária, mas não pode acontecer a qualquer custo, especialmente com a possibilidade de lesão ao patrimônio do cidadão.
A tentativa de desburocratização hoje em moda, ignora décadas de experiência de profissionais especializados que garantem a segurança dos despachantes documentalistas, dos cartórios, das empresas de vistoria e das autoridades certificadoras.