Compartilhe este conteúdo:

Deslizamento de rejeitos. De novo?

por

Mais uma vez, no mês de dezembro, para ser mais incômodo e a muita gente, ocorrências de deslizamento de rejeitos de mineração importunam a vida dos mineiros.

Também novamente, famílias são removidas de suas casas e instaladas no desconforto de pensões, hotéis e locais improvisados, para não terem suas vidas comprometidas por um novo “mar de lamas” como vimos acontecer em Mariana e em Brumadinho.

Um projeto de lei da deputada Beatriz Cerqueira, apresentado na ALMG visa aumentar a segurança em pilhas de rejeitos para evitar casos recentes como o de Conceição do Pará e de outras minerações espalhadas pelo Estado, donas do solo, do subsolo, da paz que cancelam e, ao que parece, também donas da vida das famílias que vivem próximas dos lugares onde tais empresas mineram.

O projeto busca ampliar o alcance da Política Estadual de Segurança de Barragem, através de ações que motivem uma regulação sobre as pilhas de rejeitos.

O que pretende a deputada é estabelecer uma política de fiscalização permanente sobre a estabilidade dessas estruturas, com programas constantes de verificação e medição da sua segurança.

O objetivo é garantir a proteção do meio ambiente, da população e da infraestrutura pública contra potenciais riscos associados ao desmoronamento destas pilhas, comprometendo a tranquilidade, a saúde e a vida das pessoas.

leia também

O que você achou deste conteúdo?
+notícias
A medida, que ficará em vigor até o dia 1º de agosto, visa ajustar a oferta de viagens à queda na demanda observada durante esse período
Os crimes imputados aos acusados incluem organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, com penas que podem ultrapassar 30 anos de prisão
A medida ocorre após críticas sobre o curto prazo estabelecido para a consulta, que coincidiu com o período de férias escolares, dificultando a participação da comunidade
A ação será realizada na Praça do Confisco, das 8h às 12h, e tem como objetivo aproximar ainda mais a emissora dos telespectadores, oferecendo uma série de atividades de cidadania, saúde, lazer e empregabilidade