Pesquisar

Centro Cultural de Yves Alves – Tiradentes

A atual Administração do Centro Cultural Yves Alves, que esteve à sua frente no período de 1998 a 2008 e também de 2019 até a presente data, encaminhou a esta coluna o texto que transcrevemos, como uma prestação de contas à cidade.

Prezados Senhores:

Pela presente eu, Maria Lídia de Moraes Sá Peixoto Montenegro, torno públicas, para conhecimento de todos, as informações adiante, sobre a administração do Centro Cultural Yves Alves de que tenho a honra de estar à frente por longo período, juntamente com os membros dos demais órgãos da Administração, sempre de acordo com o Estatuto Social, como as Assembleias Geral Ordinária e Extraordinária, o Conselho de Administração que nestes anos integro como Presidente, Diretoria Executiva (sem representantes) e o seu Conselho Fiscal.
Durante todos estes períodos da administração trabalhamos com a seguinte composição: um Contrato de Comodato para a Administração do Centro Cultural, firmado entre a Prefeitura Municipal de Tiradentes e o Conselho de Administração vigente, formalmente assinado em 2020, com um prazo de vigência por 10 anos, portanto, finalizando em 2030, além de um Contrato de Parceria entre o SESI e a Prefeitura, em razão do imóvel pertencer ao Município de Tiradentes.

Nestes períodos, vários foram os desafios administrativos que foram contornados, citando alguns: os projetos aprovados pela Lei Rouanet, para os quais, infelizmente não logramos obter apoios financeiros, ainda que insistentemente contatadas inúmeras empresas. No desastroso período da pandemia, por determinação de Lei Federal, fomos obrigados a fechar nossas portas. Após várias dificuldades, todas devidamente administradas, o Centro Cultural foi reaberto com o devido apoio do Senhor Prefeito e do Secretário de Administração, favorecidos por um Contrato de Parceria negociado com o SESI, o que resultou em um grande respaldo a esta reabertura.

Os desafios, cada vez mais, foram grandes, pois as chuvas que tivemos nos últimos anos foram danosas e fomos obrigados a retirar uma árvore imensa, no pátio do imóvel, uma Paineira de muitas décadas, mas que nos causou sérios problemas na estrutura do prédio e nos seus telhados. Hoje, graças a Deus, o prédio se acha completamente recuperado, além de seus jardins, totalmente refeitos. O Centro Cultural Yves Alves, como todos sabem, é uma estrutura construída há muitos anos, o que nos leva à manutenção constante, sobretudo de sua pintura interna e a constante troca de madeiras das estruturas, gastas com o tempo.

Temos mantido uma programação muito forte nestes últimos anos e hoje podemos dizer que as reservas para eventos do próximo ano já foram preenchidas com programas muito interessantes, quase sempre com pessoas da cidade que hoje vêm produzindo belos trabalhos para serem levados aos espaços do Centro Cultural, seja nas áreas da música ou de belas exposições.

Finalizando, não poderíamos deixar de ressaltar que neste período temos conseguido o apoio Municipal através de Subvenção obtida, oriunda do ICMS Cultural.
São estas as informações que julgamos necessárias de serem levadas ao conhecimento das autoridades e da população de Tiradentes.

Maria Lídia de Moraes Sá Peixoto Montenegro

Compartilhe nas suas redes sociais:

Luiz Tito

Luiz Tito

Luiz Tito trabalhou na equipe que colaborou na fundação no Jornal O Tempo, em 1996. Foi diretor da Sempre Editora, dona dos veículos O Tempo, Pampulha e Super, passando depois a responder pela vice-presidência da empresa. Afastou-se da Sempre Editora para ocupar a Diretoria Jurídica do Grupo Sada, de onde também se desligou, após mais de duas décadas de trabalho, vinculado ao citado Grupo.