Compartilhe este conteúdo:

A realidade de BH, com todo respeito ao prefeito Fuad Nomam

por

O fato: nesse momento o prefeito em exercício de Belo Horizonte é Álvaro Damião. De acordo com a lei orgânica do município, o prefeito em exercício já é Álvaro Damião.

A última internação do prefeito Fuad Noman é diferente das anteriores. Dessa vez, o prefeito está inconsciente, sedado, respira por aparelhos e não responde pelos seus atos.

Isso provoca no mundo político a seguinte questão: quem hoje se responsabiliza pelos atos do Poder Executivo de Belo Horizonte?

A lei orgânica é clara:

Art. 104 – A eleição do Prefeito importará, para mandato correspondente, a do Vice-Prefeito com ele registrado.

§ 1º – O Prefeito e o Vice-Prefeito tomarão posse em reunião da Câmara, prestando o seguinte compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir as Constituições da República e do Estado, a Lei Orgânica do Município, observar as leis, promover o bem geral do povo belo-horizontino e exercer o meu cargo sob a inspiração do interesse público, da lealdade e da honra”.

A posse e o juramento já aconteceram.

§ 2º – O Vice-Prefeito substituirá o Prefeito nos seus impedimentos e lhe sucederá na vacância do cargo.

O prefeito está impedido. E tão impedido que sequer consegue dizer ou assinar algo. A lei maior da cidade é clara: o vice-prefeito se torna imediatamente o prefeito.

Se houver qualquer pessoa na prefeitura dificultando o cumprimento da lei, já há crimes sendo praticados. Em nome de quem?

Daniel, Hércules e Prym: vocês já atenderem no celular a chamada do Álvaro Damião, hoje?

Com todo respeito e os votos da coluna para que o prefeito Fuad Nomam se recupere prontamente e, em boas condições de saúde, assuma o mandato que conquistou.

Enquanto isso, nossa solidariedade ao vice, para que leve a administração da nossa capital ao melhor destino.

leia também

O que você achou deste conteúdo?
+notícias
O aumento se deu após a Petrobras anunciar uma redução de R$ 0,17 por litro, mas esse benefício não foi repassado aos consumidores
A disputa foi interrompida devido à judicialização do caso pela deputada Dandara Tonantzin, cujo nome foi indeferido pelo partido por não ter quitado suas contribuições partidárias
Com início em julho, as aulas serão oferecidas em diversos turnos (manhã, tarde e noite) nas unidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem e Venda Nova
Durante a semana, de segunda a sexta-feira, após as 20h, os trens irão trafegar por apenas um lado da via nas estações Minas Shopping, São Gabriel e Primeiro de Maio