18 de novembro de 2018

Emater-MG promove Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas na Expozebu 2018

Cerca de 70 produtores rurais vão expor queijos, doces, cachaças, cafés e outras iguarias mineiras. Espaço Mineiraria terá demonstrações de uso dos produtos com o chef Eduardo Avelar

Por Redação Bem Minas

Publicado as 23/04/2018 09:32:35

A Emater-MG irá promover uma série de ações durante a Expozebu 2018. O evento, considerado a maior exposição agropecuária de raças zebuínas do mundo, será realizado no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, de 28 de abril a 6 de maio. 

A grande novidade da 84ª Expozebu será a Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas, um espaço voltado para a promoção de produtos, principalmente da agricultura familiar. A expectativa é receber cerca de 70 expositores, com produtos como queijos, cachaças, cafés e doces, que além de ter a oportunidade de comercializar a produção, irão oferecer mais uma opção de entretenimento aos visitantes. 

A Emater-MG foi a responsável pela mobilização de vários agricultores que participarão da feira. A empresa irá promover demonstrações práticas do uso de produtos da agricultura familiar na gastronomia, com a participação do chef Eduardo Avelar, no espaço Mineiraria.  Quem quiser participar poderá se inscrever no local.  

A Feira de Gastronomia e Alimentos de Minas tem o selo ‘+ Gastronomia’, iniciativa desenvolvida pelo Governo de Minas Gerais com a intenção de valorizar a cultura do campo.  A programação da feira será aberta no dia 28 de abril e vai até o  dia 1º de maio. O horário de funcionamento da feira será das 10h às 22h, com entrada gratuita. 

“Ao todo, haverá três ambientes voltados para a gastronomia dentro desta feira, com destaque para o queijo, produtos regionais e carnes. Além do espaço Mineiraria, a carreta do Senac e a Vitrine da Carne também vão oferecer demonstrações e cursos. Tudo isso, além dos estandes para venda de produtos”, explica o coordenador técnico da Emater-MG, Álbany Árcega.

Outras atividades e homenagens 

A Emater-MG também estará presente no plantão técnico que será montado no estande do Governo de Minas Gerais, junto com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o IMA e a Epamig. O objetivo é tirar dúvidas dos visitantes sobre diversos temas da produção agropecuária de Minas Gerais e divulgar os programas desenvolvidos pela empesa. O estande irá funcionar durante toda a exposição. 

Durante a Expozebu também será promovida uma reunião de técnicos da Emater-MG com representantes do Banco do Brasil do Triângulo Mineiro para discutir estratégicas de ação, como a aplicação de crédito rural na região.  Está prevista ainda uma reunião entre técnicos da empresa e secretários municipais de agricultura da região. 

A programação da 84ª Expozebu irá contar também com uma série de homenagens prestadas à Emater-MG, que comemora 70 anos em dezembro.  No dia 3 de maio, às 9h, no Museu do Zebu, localizado no Parque Fernando Costa, o Sindicato Rural de Uberaba faz uma homenagem à empresa. A Emater-MG será representada pelo presidente, Glenio Martins. 

No dia 4, às 18h, o presidente também recebe a homenagem Mérito ABCZ 2018. A solenidade será no palanque Vicente Araújo de Sousa Júnior. Ainda está prevista uma homenagem feita pela Câmara Municipal de Uberaba pelas sete décadas de serviços prestados pela Emater-MG. 

A Expozebu é promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e conta com o patrocínio do Governo de Minas Gerais.

Mais informações sobre a exposição no site www.abcz.org.br.

 

Fonte: Agência Minas

Imagem: Google


Comentários

© Copyright 2018. Portal Bem Minas.