O evento tem como objetivo promover a divulgação do relevante e diverso universo das cavernas, especialmente o Carste de Montes Claros e a necessidade de sua preservação.
Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, em Montes Claros, acontece o movimento Multiverso Espeleológico, congregando os encontros regionais: IX Encontro Mineiro de Espeleologia, do VII Encontro Nordestino de Espeleologia e do I Encontro do Planalto Central de Espeleologia. O evento tem como objetivo promover a divulgação do relevante e diverso carste brasileiro, relevo onde são encontradas as cavernas, especialmente o Carste de Montes Claros e a necessidade de sua preservação.
O movimento chamado Montes Claros, Carste e Diversidade – Um Novo Olhar Sobre a Espeleologia Nacional, é organizado pelo Instituto Grande Sertão/Espeleogrupo Peter Lund, pela Sociedade Excursionista e Espeleológica, a Espeleo Planalto Central, o grupo Espeleonordeste e a Guano Speleo.
De acordo com os organizadores, a convenção foi pensada de uma forma totalmente inovadora, a começar pela união de três encontros regionais, integrando o nordeste do país, o Planalto Central e Minas Gerais, algo ainda inédito, e pretende marcar a história da espeleologia nacional.
O formato também é totalmente inovador, pensado em modelo híbrido com um bloco virtual, através de videoconferências, onde serão levantados e debatidos os diversos temas que envolvem a espeleologia no Carste de Montes Claros; e um bloco presencial, em Montes Claros, focado em atividades práticas, na vivência, na interação e na partilha de conhecimentos.
Outra questão importante é que o Multiverso Espeleológico foi pensado para todos, independentemente do grau de conhecimento e experiência, da idade, do gênero e de qualquer “classificação”. O evento tem como objetivo se distanciar dos roteiros de eventos tradicionais e mostrar ao público atividades práticas.
“Será um momento único, cheio de aventuras, com o objetivo de congregar pessoas apaixonadas e interessadas pela espeleologia para explorar a sua diversidade, compartilhar experiências, mergulhar nas várias facetas da vivência espeleológica e, claro, garantir a conservação do nosso valioso Patrimônio Cárstico e Espeleológico”, diz a nota do encontro.
O evento
A primeira parte, desenvolvida através de plataformas virtuais (Bloco 1), começou no dia 02 de maio e ocorre toda quinta-feira do mês, através do canal da conferência no YouTube.
O segundo momento, presencial em Montes Claros (MG), ocorrerá no período de 30 de maio a 02 de junho de 2024.
Com o intuito de agregar novos interessados, esta edição pretende inovar ao colocar no centro do palco a realização de um enduro a pé de regularidade. O objetivo do enduro será evidenciar as peculiaridades deste carste, a importância da diversidade, a conservação da natureza e a interação dos participantes. Este tipo de atividade tem sido muito utilizada para melhorar o desempenho de equipes, pois a liderança e a divisão de tarefas são essenciais para alcançar a linha de chegada, e será organizada com a participação da Seção de Espeleorresgate (SER) da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE). As demais atividades previstas envolvem:
- Concurso de contação de causos e histórias: A contação de histórias e causos é um portal que pode levar os ouvintes para diversos planos. Este concurso tem então a missão de promover a interação entre os participantes, compartilhar vivências espeleológicas e incentivar jovens a adentrarem o Multiverso Espeleológico. As temáticas das histórias e causos devem ter como pano de fundo o carste e a espeleologia.
- Exposição de fotografias regionais: o Espeleogrupo Peter Lund, anfitrião do evento, irá comemorar na oportunidade 35 anos de atuação na região e pretende contar esta história em uma exposição, abrindo um portal para o passado para projetar seu futuro.
- Atividades com a comunidade e crianças: envolvimento dos moradores locais para disseminar a importância de preservação do carste e das cavernas. Estas ações educativas serão desenvolvidas em parceria com a Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe), seção da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e envolvem também, um momento muito especial, com uma programação pensada especialmente para o público infantil, denominado Espeleokids.
Saiba mais: