Compartilhe este conteúdo:

Operação da Polícia Federal suspende mineradoras ilegais em Minas Gerais

por

Operação da Polícia Federal suspende mineradoras ilegais em Minas Gerais

Nesta quinta-feira (19), a Polícia Federal (PF) cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e confiscou 19 caminhões de carga usados na extração mineral ilegal ao longo da BR-040, nas regiões Metropolitana e Central de Minas Gerais. A ação, parte da Operação SOS-040, resultou na suspensão das atividades de duas mineradoras situadas em Itabirito, que operavam sem licenciamento ambiental adequado.

Denúncia da Gasmig revela risco de explosão de gasoduto

Os mandados, expedidos pela 3ª Vara Criminal da Justiça Federal em Belo Horizonte, foram executados em sete municípios: Belo Horizonte, Sete Lagoas, Itabirito, Contagem, Pedro Leopoldo, Nova Lima e Itabira. As investigações começaram após uma denúncia da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), que alertou para atividades ilegais próximas ao gasoduto da BR-040, entre Nova Lima e Itabirito, apontando risco de explosão.

Durante a operação, a PF identificou uma organização criminosa envolvida na extração mineral ilegal, empregando motoristas, operadores de máquinas e utilizando pessoas armadas e “olheiros” para proteger as atividades ilícitas. A corporação também rastreou empresas que compravam os minerais extraídos irregularmente. Os investigados poderão responder por crimes como extração mineral ilegal, usurpação de bens da União e associação criminosa, com penas que podem chegar a nove anos de prisão.

+notícias

O que você achou deste conteúdo?

0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Coluna Luiz Tito
Furtos aconteceriam desde a época do governo Temer e muita gente sabia que exisitiam
Secretarias de Saúde de vários municípios mineiros não tem recebido o medicamento
Internautas alertam para risco iminente de desabamento em rodovia no Sul de Minas e cobram ação urgente do governo estadual
Programa segue com transmissões ao vivo e em podcast, e ganha reforço com nova integrante na bancada das sete jornalistas
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x