Nesta quinta-feira (24), o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Defesa Civil Estadual, iniciou o workshop “Prevenção e Ação em Eventos Geológicos e Hidrológicos”. O evento, que também ocorrerá nesta sexta-feira (25), reúne especialistas e representantes de diversas áreas, como membros do CREA-MG, defesas civis municipais e autoridades ligadas ao meio ambiente e à segurança pública.
O encontro promoveu discussões sobre o planejamento, a prevenção e a conscientização para lidar com eventos geológicos e hidrológicos, além de abordar o manejo de solos e rochas. Durante os dois dias, foram realizadas palestras e painéis estratégicos com o objetivo de elaborar uma cartilha de orientações práticas voltadas à população, fundamentadas na engenharia, para prevenir desastres naturais.
Secretária destaca cooperação interinstitucional e compromisso ambiental
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, enfatizou a necessidade de colaboração entre instituições para avançar na temática. “Esse não é um tema de uma única instituição, precisamos agregar conhecimentos para avançar”, declarou. Ela também reafirmou o compromisso do governo com a agenda ambiental e a iniciativa Race to Zero, que visa zerar emissões de gases de efeito estufa até 2050, destacando a atualização do inventário de emissões e a conclusão do plano de ação climática.
Durante o evento, foi lançada a revista “Clima e Desastre”, que traz artigos, diretrizes, práticas de prevenção e mitigação de riscos geológicos, além de abordar a legislação de defesa e proteção civil. A abertura contou ainda com a participação de nomes como o engenheiro Marcos Venícius Gervásio e o especialista em desastres naturais José Margarida da Silva, além de representantes das comissões de Segurança e Meio Ambiente da ALMG.