Pesquisar

Minas Gerais apresenta ferramenta de monitoramento climático na COP29 e reforça liderança em energia limpa

Durante evento em Baku, governo mineiro lança plataforma inovadora para medir a neutralidade de carbono e destaca expansão da energia solar e uso de etanol
Minas Gerais apresenta ferramenta de monitoramento climático na COP29 e reforça liderança em energia limpa
Semad/Divulgação

Nesta terça-feira (12), o Governo de Minas Gerais promoveu a segunda edição do Minas Gerais Day, evento realizado durante a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) em Baku, capital do Azerbaijão. A participação de Minas Gerais na COP29 marca um momento de troca de experiências e reforça o papel do estado nas discussões climáticas globais, com a apresentação de práticas bem-sucedidas e a introdução de uma ferramenta estratégica para monitoramento da neutralização das emissões de gases de efeito estufa.

O evento foi cenário para o lançamento do MRV Climático, uma plataforma de Monitoramento, Reporte e Verificação, que será essencial para medir o progresso no cumprimento do Plano Estadual de Ação Climática (PLAC). Esta ferramenta permitirá o acompanhamento das ações do estado na busca pela neutralidade de emissões e redução da vulnerabilidade climática de municípios, em alinhamento com as campanhas globais “Race to Zero” e “Race to Resilience”.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou o impacto da nova ferramenta para a agenda internacional de combate às mudanças climáticas. “Estamos conquistando a atenção de governos de todo o mundo, que enxergam nas nossas ações uma parceria importante no compromisso do Brasil com a mitigação climática. Nossa meta é assegurar transparência e fácil acesso aos resultados alcançados com a implementação do PLAC”, afirmou.

O MRV Climático integra o projeto “Melhorando o desempenho climático do estado de Minas Gerais como força motriz para mobilizar investimentos verdes”, desenvolvido pelo Centro Brasil no Clima e pela WayCarbon Soluções Ambientais, em parceria com o Governo de Minas. Financiado pelo edital britânico UK PACT 2023, o projeto possui uma calculadora que acompanha as 199 metas estabelecidas pelo PLAC-MG, sendo que o piloto já avalia o avanço de 22 metas prioritárias desde janeiro deste ano.

Outro destaque da participação mineira na COP29 foi o sucesso do estado em energia limpa, em especial na geração de energia solar fotovoltaica. Minas Gerais lidera o Brasil no setor, com uma capacidade instalada que ultrapassa 10 GW, maior que a de países como Portugal e Egito. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, essa expansão se deve ao projeto Sol de Minas, que, desde 2019, impulsionou um crescimento de 1.600% no setor. “Os investimentos privados subiram de US$ 1 bilhão para mais de US$ 13 bilhões nos últimos seis anos”, afirmou.

Além disso, foram apresentados avanços como a nova Política Estadual de Incentivo ao Consumo de Etanol, medida que direcionará a frota flex do governo estadual a utilizar exclusivamente o etanol, um combustível limpo e renovável. A programação do Minas Gerais Day também incluiu projetos da Cemig e iniciativas de investimentos verdes voltadas ao setor produtivo, fortalecendo o compromisso do estado com a sustentabilidade e a inovação climática.

Com: Agência Minas 

Compartilhe nas suas redes sociais:

Lorena Cordeiro

Lorena Cordeiro

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Repórter no Portal Bem Minas desde 2020 nas editorias Meio Ambiente, Mineração e Energias Renováveis.