Pesquisar

Minas Gerais celebra entrega do primeiro Selo Sustentabilidade para empresa que investe em projetos ambientais

O reconhecimento é destinado a empresas que, voluntariamente, apoiam projetos ambientais no estado
Minas Gerais celebra entrega do primeiro Selo Sustentabilidade para empresa que investe em projetos ambientais
Reprodução/Internet

Nesta quarta-feira (02/10), a Aliança Ambiental Estratégica de Minas Gerais, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), deu um passo importante com a entrega do primeiro Selo Sustentabilidade. O reconhecimento é destinado a empresas que, voluntariamente, apoiam projetos ambientais no estado.

Iniciativa premia a Aperam Bioenergia durante evento da Fiemg

A cerimônia de entrega ocorreu durante o evento Imersão Indústria, promovido pela Fiemg. A empresa agraciada com o selo foi a Aperam Bioenergia, graças ao projeto “Raízes do Vale”, que incentiva a agricultura familiar sustentável no Vale do Jequitinhonha, promovendo a segurança alimentar por meio do plantio de leguminosas em consórcio com o eucalipto, utilizado para a produção de carvão vegetal para o Aço Verde Aperam.

Aliança Ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável

Criada em 2022, a Aliança Ambiental Estratégica tem como objetivo consolidar esforços para garantir o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais, por meio de iniciativas voluntárias que incorporam os princípios ESG (Environmental, Social, and Governance). Desde sua fundação, nove empresas aderiram à iniciativa.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, a Aliança busca incentivar as empresas a irem além das obrigações legais. “Quando vemos as nove empresas que já aderiram à Aliança, percebemos que há uma mudança cultural significativa em relação aos temas sociais e ambientais. Estamos falando do compromisso das empresas com a construção de uma sociedade melhor”, destacou.

O sucesso do projeto “Raízes do Vale”

A Aperam Bioenergia foi a primeira empresa a integrar a Aliança, e seu projeto “Raízes do Vale” tem contribuído para a segurança alimentar das famílias do Vale do Jequitinhonha, além de promover práticas agrícolas sustentáveis. Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam South America e Aperam BioEnergia, celebrou o reconhecimento e destacou o crescimento da iniciativa, que começou com apenas seis famílias e hoje já conta com 150 participantes. “O recebimento do selo não é o fim de nada, mas sim uma motivação para continuarmos a crescer”, afirmou.

Convite para novas empresas aderirem à iniciativa

O edital para adesão à Aliança Ambiental Estratégica está aberto e pode ser acessado online. Empresas que possuem recursos direcionados para projetos socioambientais voluntários são convidadas a participar e contribuir para a sustentabilidade no estado de Minas Gerais.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Redação Bem Minas