Nesta terça-feira (22), o município de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, sediou o quarto encontro de uma série de reuniões organizadas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). O objetivo dos eventos é promover a comunicação e integração entre servidores e gestores das diferentes regionais, buscando aperfeiçoar as estratégias de gestão ambiental no estado.
Durante a reunião, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, enfatizou a necessidade de manter um canal de diálogo aberto. “Nosso intuito é escutar os servidores, pois suas críticas e sugestões são fundamentais para aprimorarmos nossas ações. Monitoramos todas as discussões e, em seguida, apresentamos respostas, como estamos fazendo hoje em relação ao último encontro”, explicou. A secretária reforçou que as contribuições são acolhidas e incorporadas nas decisões e práticas da instituição.
O assessor-chefe da Assessoria Estratégica da Semad, Éder Rocha Coura, também participou do encontro, apresentando as respostas para demandas levantadas nas reuniões de 2021 e 2023, além de divulgar os resultados obtidos na regional do Jequitinhonha. Entre os temas discutidos, destacaram-se o alinhamento institucional, questões administrativas e financeiras, ações de fiscalização ambiental, desenvolvimento profissional dos servidores e políticas florestais.
Como parte das melhorias, Coura mencionou novas ferramentas de comunicação interna, como o canal “A Voz do Servidor”, lançado na intranet em agosto de 2023. Em 2024, foram criados o grupo de WhatsApp “Por Dentro do Sisema” e o “Boletim de Fiscalização”, visando aprimorar a troca de informações e a transparência nas ações.
Os encontros regionais de 2024 começaram em Montes Claros, seguidos por eventos em Divinópolis e Belo Horizonte, abrangendo servidores de diferentes regiões administrativas do estado. Em Diamantina, também estiveram presentes o diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo da Fonseca; o diretor de Gestão de Barragens e Recuperação de Área de Mineração e Indústria da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Roberto Gomes; a subsecretária de Tecnologia, Administração e Finanças, Ana Carolina Miranda; o subsecretário de Fiscalização Ambiental, Alexandre Leal, além da chefe de gabinete do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Maria Auxiliadora Cotta, que participou de forma virtual.
A programação do dia foi concluída com o encontro das Unidades Regionais de Fiscalização Ambiental (URFis). Na ocasião, a secretária Marília Melo e o subsecretário Alexandre Leal reforçaram a importância de fortalecer a conexão entre os órgãos e anunciaram a reintegração da fiscalização a uma linha de comando direta com a subsecretaria de Fiscalização, buscando aumentar a eficácia das operações.
Com: Ascom/Sisema