Pesquisar

Belo Horizonte prevê plantio de 50 mil árvores em 2025 para ampliar áreas verdes

Um painel disponibilizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente permitirá que a população acompanhe o andamento dos plantios já realizados e os que estão em execução.
Belo Horizonte prevê plantio de 50 mil árvores em 2025 para ampliar áreas verdes
Reprodução/Internet

Belo Horizonte deve ganhar 50 mil novas árvores em 2025. O anúncio foi realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta segunda-feira (16), como parte das ações voltadas ao meio ambiente. Um painel disponibilizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente permitirá que a população acompanhe o andamento dos plantios já realizados e os que estão em execução.

De acordo com a secretaria, em 2024, a capital mineira já registrou o plantio de 35 mil árvores, com expectativa de concluir mais 2 mil até o fim do ano. Belo Horizonte ocupa a segunda posição no ranking Connected Smart Cities (CSC) 2024 entre as cidades mais verdes do país com mais de 500 mil habitantes, ficando atrás apenas de Curitiba, devido às boas práticas ambientais e de sustentabilidade implementadas.

Novas ações ambientais

Para atingir a meta de 2025, a PBH anunciou iniciativas como a nova fase do Corredor Verde da Avenida Antônio Carlos, a criação de 20 mini florestas e a implantação de dois novos parques. Essas ações fazem parte da Nova Agenda Verde, lançada em junho (05), durante o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A primeira fase do Corredor Verde da Avenida Antônio Carlos foi concluída com o plantio de 2,3 mil mudas, superando a meta inicial de mil mudas ao longo das regiões Nordeste, Noroeste e Pampulha. Na nova etapa, os plantios serão realizados em passeios e canteiros. Para os próximos anos, a meta é criar ao menos um corredor verde por ano.

Expansão das mini florestas

Além dos corredores verdes, a secretaria também aposta na implementação de mini florestas para melhorar o microclima urbano. Essas áreas permeáveis facilitam a absorção da água da chuva, promovem a biodiversidade e ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio da retenção de dióxido de carbono.

Somente em 2024, Belo Horizonte implantou 12 mil mini florestas, alcançando um total de 25 mil áreas verdes do tipo. Para os próximos anos, a PBH pretende implementar, anualmente, 20 novas mini florestas, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a ampliação das áreas verdes na capital mineira.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Redação Bem Minas