O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, nesta quinta-feira (05), em sua primeira visita a Minas Gerais durante o período eleitoral. O principal compromisso na cidade é a inauguração da ampliação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), marcada para às 16h, ao lado dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Saúde, Nísia Trindade. A unidade hospitalar é uma referência no atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando 86 municípios.
Além de participar da entrega das obras, Lula também se reunirá com a candidata do PT à prefeitura de Uberlândia, a deputada federal Dandara Tonantzin. O encontro está previsto para ocorrer às 12h. A visita tem como objetivo reforçar o apoio à campanha da deputada, conforme anunciado nas redes sociais de Dandara, que celebrou a presença do presidente. “Estou muito feliz. O presidente Lula estará em Uberlândia inaugurando o novo Pronto-Socorro da UFU, uma obra iniciada e concluída no governo do PT”, destacou a candidata.
A ampliação do hospital de Uberlândia é um marco, com 32.965,40 m² de área construída e atendimento especializado em trauma, cardiologia e neurologia. A unidade, que também servirá como espaço de ensino e pesquisa para estudantes e residentes da UFU, teve sua construção iniciada em 2011, no governo de Dilma Rousseff (PT), e enfrentou atrasos ao longo dos anos. Embora o projeto tenha sido incluído no Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, o financiamento nos últimos anos ocorreu principalmente por emendas parlamentares, sem repasses diretos do governo federal.
A cerimônia de inauguração do novo bloco do hospital é considerada um momento importante, tanto para a área de saúde quanto para o ensino universitário na região. Para os profissionais de imprensa que desejarem cobrir o evento, o credenciamento deverá ser feito até às 10h do dia 5 de setembro, conforme orientações do Palácio do Planalto.
Com essa visita, Lula busca fortalecer o apoio ao PT em uma região estratégica e ampliar a visibilidade das ações do governo federal na área da saúde, enquanto reforça a importância das obras e investimentos realizados em gestões anteriores do partido.