Nesta semana, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) confirmou a homologação da concorrência pública para a conclusão da ponte que ligará São Francisco a Pintópolis, na MG-402, sobre o Rio São Francisco. A obra, aguardada há décadas pelos moradores do Norte de Minas, promete impulsionar o desenvolvimento da região e melhorar a mobilidade local.
O consórcio PRSF, formado pelas empresas S A Paulista de Construções e Comércio, Azevedo e Travassos Infraestrutura Ltda. e Benito Roggio e Hijos Sociedad Anonima, venceu a licitação com uma proposta de R$ 158,5 milhões.
Impacto regional e especificações da obra
Com 1.120 metros de extensão e 13,8 metros de largura, a ponte será uma das maiores do estado. O projeto faz parte do programa estadual Provias e inclui a pavimentação de uma variante de acesso de 3,06 quilômetros que conectará os municípios de São Francisco e Pintópolis. Segundo o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, os recursos já estão garantidos e o próximo passo é a emissão da ordem para início dos trabalhos.
Mobilidade e desenvolvimento econômico
A nova travessia substitui a atual ligação feita por balsas, que é limitada e sujeita a interrupções, trazendo segurança e eficiência para o transporte de pessoas e mercadorias. Além disso, a obra é vista como estratégica para a economia local, integrando regiões como os vales do Jequitinhonha e do Mucuri, o Norte de Minas e o Sul da Bahia.
O deputado Gil Pereira, que preside a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, destacou que a construção da ponte é um marco para a qualidade de vida da população da região. “É uma conquista que vai gerar emprego, renda e transformar o Norte de Minas em um polo de desenvolvimento. Continuaremos acompanhando cada etapa até sua conclusão”, afirmou.
Conexão entre Pintópolis e Urucuia segue em andamento
Enquanto isso, o DER-MG também avança nas obras de pavimentação dos 73 quilômetros da MG-402 e MG-202, no trecho entre Pintópolis e Urucuia. Dividido em dois lotes, o projeto deve entregar 30 quilômetros pavimentados até o fim de 2024, beneficiando mais de 100 mil pessoas diretamente.
A expectativa é que, com essas obras, o Norte de Minas ganhe uma infraestrutura rodoviária capaz de dinamizar o transporte de grãos, principal atividade econômica da região, além de proporcionar maior integração entre municípios e estados vizinhos.