Compartilhe este conteúdo:

Belo Horizonte luta para avançar na revitalização urbana enquanto outras capitais se destacam

por

Belo Horizonte luta para avançar na revitalização urbana enquanto outras capitais se destacam
Belo Horizonte luta para avançar na revitalização urbana enquanto outras capitais se destacam
CMBH/Divulgação

Belo Horizonte, planejada no século XIX pelo urbanista Aarão Reis, enfrenta desafios em revitalização urbana que a colocam atrás de outras capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro. Com cerca de 2,3 milhões de habitantes, a cidade possui um grande número de prédios abandonados e uma legislação urbana considerada arcaica, dificultando a aplicação de técnicas sustentáveis de reestruturação, como o retrofit.

O arquiteto Alexandre Nagazawa explica que o retrofit permite restaurar edifícios antigos preservando sua arquitetura original, enquanto são atualizados para atender às necessidades contemporâneas. Em BH, o método poderia ser uma solução para os mais de 108 mil imóveis desocupados, número muito superior ao da população em situação de rua, estimada em 5,3 mil.

A legislação rígida é outro obstáculo, segundo André Campos, vice-presidente da Emccamp Residencial, que observa que restrições locais elevam o custo da habitação e limitam o desenvolvimento urbano. A empresa, inclusive, já prioriza investimentos em cidades próximas, como Pedro Leopoldo, onde o ambiente regulatório é mais favorável.

A resistência cultural e a complexidade de propriedade dos imóveis no centro de BH também dificultam projetos de retrofit. “Com imóveis pertencentes a múltiplos proprietários, a regularização para iniciar um projeto pode ser inviável,” observa Nagazawa. Especialistas defendem que o retrofit, aliado a políticas públicas eficazes, poderia transformar positivamente a cidade e valorizar seu patrimônio histórico.

+notícias

O que você achou deste conteúdo?

0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Coluna Luiz Tito
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x