Pesquisar

Ibi Internet anuncia chegada de Wi-Fi 6 de alta performance no Leste Mineiro

Ibi é a primeira provedora de internet a oferecer Wi-Fi 6 de última geração: o AX 3000
Ibi Internet anuncia chegada de Wi-Fi 6 de alta performance no Leste Mineiro
Reprodução/Internet

A crescente necessidade de conectividade rápida e estável, tanto para uso pessoal quanto profissional, tem impulsionado a adoção de tecnologias de conexão sem fio mais avançadas. Nesse contexto, o Wi-Fi 6 surge como a solução mais recente e eficiente no mercado, projetada para gerenciar um grande número de dispositivos conectados ao mesmo tempo. Especialistas em telecomunicações projetam que o Brasil deverá alcançar aproximadamente 10 milhões de usuários de Wi-Fi 6 até o final de 2024.

Embora tenha sido lançado em 2019, o Wi-Fi 6 ainda está sendo gradualmente adotado no Brasil. No entanto, as principais operadoras de telecomunicações do país já estão investindo nessa tecnologia para aprimorar suas redes. A IBI, Internet Brasileira Incrível, é um exemplo disso. Reconhecida como uma referência em banda larga no leste de Minas Gerais, a IBI é a primeira empresa a oferecer o Wi-Fi 6 de alta performance na região, com o modelo AX 3000.

Pedro Matias, diretor técnico e operacional da IBI, explica que o Wi-Fi 6, como as versões anteriores, possui diferentes capacidades, tecnicamente denominadas AX. No mercado, é possível encontrar modelos como AX 1200, AX 1500, AX 1800 e AX 3000. “Essa numeração refere-se à capacidade de tráfego de dados do Wi-Fi. Somos a única provedora no leste de Minas Gerais a oferecer o AX 3000, que é o mais potente e de maior performance disponível atualmente no mercado”, destaca Matias.

O Wi-Fi 6 representa um avanço significativo em relação às gerações anteriores, oferecendo maior capacidade de tráfego de dados. Suas principais vantagens incluem maior velocidade, maior estabilidade e menor interferência, permitindo que vários dispositivos se conectem simultaneamente à internet sem perda de qualidade. Isso o torna ideal para usuários com múltiplos dispositivos conectados, como smartphones, tablets, notebooks e TVs.

“Com o Wi-Fi 6, será possível trafegar dados acima de 1 Giga, chegando até 1,5 Giga via wireless, superando as tecnologias anteriores que alcançavam 800, 900 Mega, e isso em condições ideais. Outra grande vantagem do Wi-Fi 6 é que, por ser uma tecnologia nova, ela sofre menos interferência, garantindo uma estabilidade maior na utilização do serviço”, explica Matias.

Em termos de instalação, o Wi-Fi 6 é incorporado diretamente nos equipamentos instalados nas residências dos clientes da IBI, sem a necessidade de mudanças na infraestrutura existente. Desde 2017, a IBI tem investido em novas tecnologias de banda larga, preparando-se para a chegada das futuras gerações de Wi-Fi.

“Estamos sempre à frente das demandas tecnológicas e, por isso, investimos continuamente no que há de mais moderno”, ressalta Matias. Ele acrescenta que a empresa está pronta para as futuras atualizações, como o Wi-Fi 7, que já foi desenvolvido, mas ainda não está disponível comercialmente.

No Vale do Aço, a IBI já começou a implementar esses novos equipamentos, com planos de expandir para outras cidades a partir de setembro. Todos os equipamentos utilizados são da marca Nokia, e os novos clientes já recebem aparelhos homologados para o Wi-Fi 6. Clientes atuais que necessitarem de upgrades ou mudanças de plano também terão acesso à nova tecnologia.

Com mais de 5 bilhões de usuários de internet no mundo e mais de 149 milhões apenas no Brasil, a internet é considerada um serviço essencial, utilizado diariamente para trabalho, estudos e lazer. Em várias partes do mundo, a conectividade já inclui dispositivos em casas automatizadas. “A evolução é contínua e ilimitada. Hoje, já existem residências com conexões para aparelhos que antes não imaginávamos, como geladeiras, máquinas de lavar e ar condicionados”, comenta Matias.

O diretor da IBI conclui que, embora o Wi-Fi 7 já esteja em processo de homologação pela Anatel, o Wi-Fi 8 já começa a ser preparado. “Estamos preparados para o futuro. A IBI continua a investir na modernização da rede para proporcionar a melhor experiência de conectividade possível aos nossos clientes. O Wi-Fi 6 é mais um passo nessa jornada, e estamos prontos para acompanhar essa evolução tecnológica.”

Compartilhe nas suas redes sociais:

Lorena Cordeiro

Lorena Cordeiro

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Repórter no Portal Bem Minas desde 2020 nas editorias Meio Ambiente, Mineração e Energias Renováveis.