Pesquisar

Gastronomia, música e histórias inspiradoras no 2º Festival Queijo e Cultura

Evento Especial CasaCor acontece até 15 de setembro no Espaço 356
Gastronomia, música e histórias inspiradoras no 2º Festival Queijo e Cultura

O Festival Queijo e Cultura – Especial CasaCor segue com uma programação intensa no Espaço 356, em Belo Horizonte. De quarta a sábado, o Centro de Referência do Queijo Artesanal oferece diversas atividades gratuitas que combinam música, gastronomia e conhecimento. Os visitantes da CasaCor têm a oportunidade de explorar a história do queijo artesanal mineiro no Museu do Queijo, cuja Exposição Permanente está aberta ao público, também de quarta a sábado, das 14h às 21h.

O público pode ainda saborear delícias típicas mineiras preparadas pelos alunos do Café-escola do INHAC, sob a supervisão do professor e chef Jaime Solares. No Café-escola, os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em sala de aula, simulando o funcionamento de um café no mercado de Belo Horizonte. “Os alunos realizam todas as atividades, desde o controle de estoque até o serviço nas mesas, como se estivessem em um ambiente real de trabalho”, explica Solares. O Café-escola, parte do Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC), está aberto ao público de quarta a sábado, a partir das 16h.

Entre as atrações do festival, destaca-se a Biblioteca Humana, realizada pela primeira vez em Belo Horizonte. Essa iniciativa convida os participantes a uma troca de conhecimentos através de histórias de vida compartilhadas por pessoas inspiradoras. Na edição inaugural, o chef Henrique Gilberto e a produtora Estela Mares contaram suas trajetórias pessoais e profissionais, emocionando os presentes. A atividade acontece às quartas-feiras, às 19h, com ingressos gratuitos disponíveis no Sympla.

Outro destaque é o Queijo e Jazz, que ocorre nas noites de quinta-feira. A programação inclui apresentações musicais que misturam jazz, blues, pop, rock e bossa nova. No dia 29 de agosto, o evento contará com o Felipe Continentino Trio e, no dia 5 de setembro, com Neto Fernandes Trio, que fará uma homenagem aos Beatles. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pelo Sympla.

As oficinas de gastronomia também são um atrativo do festival. Os Cooking Shows, liderados pelo chef Paulo Turziani, acontecem às sextas-feiras, às 19h, mas estão com ingressos esgotados. No dia 6 de setembro, será realizada uma Oficina de Maturação de Queijos com o professor Elmer de Almeida, com ingressos disponíveis no Sympla.

O Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA) e o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC) formam um centro cultural em Belo Horizonte, dedicado à promoção da gastronomia mineira e à capacitação de jovens por meio da gastronomia. Localizado no bairro Olhos d’Água, o espaço oferece uma Exposição Permanente sobre o queijo artesanal, uma loja colaborativa, a primeira biblioteca de Minas Gerais voltada para a gastronomia, além de um anfiteatro, área de convivência e uma sala de aula com cozinha didática.

O CRQA e o INHAC contam com patrocínio de empresas como Gerdau, Instituto Unimed-BH, Angloamerican, Ventana Serra, EPO, Espaço 356, Geosol, LOG e Terrayama. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo de Minas, através das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço

2º Festival Queijo e Cultura
De 15 de agosto a 15 de setembro de 2024

Biblioteca Humana, quartas-feiras, às 19h:
28/08 – Chef Márcia Clementino; produtores de queijo Cláudio Ruas e Amana (Casal Gastrô).
04/09 – Chef Guilherme Furtado (Okinaki) e Gabi Magalhães; produtor de queijo Eduardo Pullier
(Queijo Inconfidentes), e o presidente do IEPHA, João Paulo Martins.
11/09 – Chef Léo Paixão; produtores de queijo Ivair e Lúcia (Queijo do Ivair).

Queijo e Jazz, quintas-feiras, às 19h
29/08 – Blues Night com Felipe Continentino Trio
05/09 – All You Need Is Love com Neto Fernandes Trio
12/09 – Clube da Esquina com Adriano Campagnani Jazz Trio

Oficinas Queijo e Cultura, sextas-feiras, às 19h
06/09 – Oficina de maturação de queijos, com o prof. Elmer de Almeida

Cooking Show com o chef Paulo Turziani – INGRESSOS ESGOTADOS

Local: Centro de Referência do Queijo Artesanal – Espaço 356
Rua Adriano Chaves e Matos, 100, Olhos d’Água.

Ingressos disponíveis no Sympla. (Todas as atividades são gratuitas, exceto as Oficinas Queijo e Cultura).

Mais informações no Instagram: @queijoecultura

Compartilhe nas suas redes sociais:

Luiz Tito

Luiz Tito

Luiz Tito trabalhou na equipe que colaborou na fundação no Jornal O Tempo, em 1996. Foi diretor da Sempre Editora, dona dos veículos O Tempo, Pampulha e Super, passando depois a responder pela vice-presidência da empresa. Afastou-se da Sempre Editora para ocupar a Diretoria Jurídica do Grupo Sada, de onde também se desligou, após mais de duas décadas de trabalho, vinculado ao citado Grupo. Atualmente, escreve uma coluna diária que leva seu nome em O Tempo.