O Festival Queijo e Cultura – Especial CasaCor segue com uma programação intensa no Espaço 356, em Belo Horizonte. De quarta a sábado, o Centro de Referência do Queijo Artesanal oferece diversas atividades gratuitas que combinam música, gastronomia e conhecimento. Os visitantes da CasaCor têm a oportunidade de explorar a história do queijo artesanal mineiro no Museu do Queijo, cuja Exposição Permanente está aberta ao público, também de quarta a sábado, das 14h às 21h.
O público pode ainda saborear delícias típicas mineiras preparadas pelos alunos do Café-escola do INHAC, sob a supervisão do professor e chef Jaime Solares. No Café-escola, os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em sala de aula, simulando o funcionamento de um café no mercado de Belo Horizonte. “Os alunos realizam todas as atividades, desde o controle de estoque até o serviço nas mesas, como se estivessem em um ambiente real de trabalho”, explica Solares. O Café-escola, parte do Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC), está aberto ao público de quarta a sábado, a partir das 16h.
Entre as atrações do festival, destaca-se a Biblioteca Humana, realizada pela primeira vez em Belo Horizonte. Essa iniciativa convida os participantes a uma troca de conhecimentos através de histórias de vida compartilhadas por pessoas inspiradoras. Na edição inaugural, o chef Henrique Gilberto e a produtora Estela Mares contaram suas trajetórias pessoais e profissionais, emocionando os presentes. A atividade acontece às quartas-feiras, às 19h, com ingressos gratuitos disponíveis no Sympla.
Outro destaque é o Queijo e Jazz, que ocorre nas noites de quinta-feira. A programação inclui apresentações musicais que misturam jazz, blues, pop, rock e bossa nova. No dia 29 de agosto, o evento contará com o Felipe Continentino Trio e, no dia 5 de setembro, com Neto Fernandes Trio, que fará uma homenagem aos Beatles. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pelo Sympla.
As oficinas de gastronomia também são um atrativo do festival. Os Cooking Shows, liderados pelo chef Paulo Turziani, acontecem às sextas-feiras, às 19h, mas estão com ingressos esgotados. No dia 6 de setembro, será realizada uma Oficina de Maturação de Queijos com o professor Elmer de Almeida, com ingressos disponíveis no Sympla.
O Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA) e o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC) formam um centro cultural em Belo Horizonte, dedicado à promoção da gastronomia mineira e à capacitação de jovens por meio da gastronomia. Localizado no bairro Olhos d’Água, o espaço oferece uma Exposição Permanente sobre o queijo artesanal, uma loja colaborativa, a primeira biblioteca de Minas Gerais voltada para a gastronomia, além de um anfiteatro, área de convivência e uma sala de aula com cozinha didática.
O CRQA e o INHAC contam com patrocínio de empresas como Gerdau, Instituto Unimed-BH, Angloamerican, Ventana Serra, EPO, Espaço 356, Geosol, LOG e Terrayama. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo de Minas, através das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.
Serviço
2º Festival Queijo e Cultura
De 15 de agosto a 15 de setembro de 2024
Biblioteca Humana, quartas-feiras, às 19h:
28/08 – Chef Márcia Clementino; produtores de queijo Cláudio Ruas e Amana (Casal Gastrô).
04/09 – Chef Guilherme Furtado (Okinaki) e Gabi Magalhães; produtor de queijo Eduardo Pullier
(Queijo Inconfidentes), e o presidente do IEPHA, João Paulo Martins.
11/09 – Chef Léo Paixão; produtores de queijo Ivair e Lúcia (Queijo do Ivair).
Queijo e Jazz, quintas-feiras, às 19h
29/08 – Blues Night com Felipe Continentino Trio
05/09 – All You Need Is Love com Neto Fernandes Trio
12/09 – Clube da Esquina com Adriano Campagnani Jazz Trio
Oficinas Queijo e Cultura, sextas-feiras, às 19h
06/09 – Oficina de maturação de queijos, com o prof. Elmer de Almeida
Cooking Show com o chef Paulo Turziani – INGRESSOS ESGOTADOS
Local: Centro de Referência do Queijo Artesanal – Espaço 356
Rua Adriano Chaves e Matos, 100, Olhos d’Água.
Ingressos disponíveis no Sympla. (Todas as atividades são gratuitas, exceto as Oficinas Queijo e Cultura).
Mais informações no Instagram: @queijoecultura