Entre os dias 24 e 26 de setembro, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) recebe o evento “Diretrizes e ferramentas para a gestão financeira das APACs”. Promovido pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), o encontro discute a importância da gestão transparente e eficiente dos recursos destinados às Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs). Na abertura, o vice-presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo, ressaltou o papel fundamental dessas entidades na recuperação de presos e na promoção da justiça restaurativa.
Durante a cerimônia de abertura, o conselheiro Durval Ângelo destacou a essência do trabalho das APACs por meio de uma analogia. Ele contou uma história sobre um menino que, ao enfrentar bullying na escola, aprendeu de seu avô que “dentro de cada ser humano vivem dois cães: um bom e um mal, e vence aquele que alimentamos melhor”. Segundo Durval, essa metáfora sintetiza a missão das APACs, que se baseiam na transformação humana e na escolha de alimentar o “cão bom” dentro de cada indivíduo.
O evento tem como objetivo capacitar as administrações das APACs para que a gestão dos recursos públicos seja realizada de maneira responsável e transparente. “Esse já é o quarto evento de capacitação realizado em parceria entre o TCEMG e a FBAC, com o intuito de aprimorar o trabalho das 46 APACs que possuem convênio com o governo de Minas Gerais”, frisou o conselheiro.
Tomáz de Aquino Resende, presidente do Conselho de Administração da FBAC, também ressaltou a importância da qualificação constante das equipes de gestão das APACs. Ele elogiou a evolução na transparência e na profissionalização das entidades nos últimos anos, além de destacar a necessidade de manter boas relações entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil organizada para fortalecer as ações sociais e ambientais no país.
Além de Durval Ângelo e Tomáz de Aquino, outros importantes nomes estiveram presentes na abertura, como Murilo Oliveira, secretário de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão, e Leonardo Bicalho, defensor público da Coordenadoria Estratégica do Sistema Prisional de Minas Gerais. O evento também contou com a participação de membros da diretoria da FBAC e de autoridades do sistema prisional.
Nesta quarta-feira (25), o conselheiro Durval Ângelo, acompanhado de seu assessor Gustavo Vidigal, será um dos palestrantes do painel que abordará as decisões e processos do Tribunal de Contas relacionados à gestão das APACs.
Com: TCEMG