No próximo dia 6 de outubro, os eleitores de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, irão às urnas para escolher o novo prefeito, vice-prefeito e os vereadores que irão governar o município no período de 2025 a 2028. Ao todo, 55.470 eleitores estão aptos a participar deste pleito, que será decidido em primeiro turno.
Três candidatos disputam a principal cadeira do Executivo municipal. Entre eles, Kiko Marinho (Avante), nome completo Francisco Marinho dos Santos Neto, de 42 anos, natural de Belo Horizonte. Kiko concorreu ao cargo de prefeito nas eleições de 2020, quando ficou em segundo lugar com 25,37% dos votos válidos.
O atual prefeito e candidato à reeleição, Marcelo Nonato (Solidariedade), de 53 anos, também está na corrida. Nonato é bacharel em Sistemas de Informação e foi eleito quatro vezes vereador em Esmeraldas. Além disso, foi suplente em 2004, acumulando experiência política no município.
Por fim, Anderson Martins (Podemos), de 47 anos, empresário e nascido em Belo Horizonte, disputa sua primeira eleição. Ele lidera a coligação “Esmeraldas pela Paz”, formada pelos partidos Podemos e PP.
O resultado da eleição será decisivo para a gestão da cidade nos próximos quatro anos, especialmente em áreas como limpeza pública, manutenção de parques e praças, além de iniciativas conjuntas nas áreas de saúde e educação, realizadas em parceria com os governos estadual e federal.