Nesta quinta-feira (04), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), irá anunciar a lista oficial dos 1 mil professores aprovados no concurso do edital 3/2023. O prefeito Fuad Noman (PSD) assinou a homologação na presença de servidores nesta quarta-feira (03).
De acordo com a PBH, também serão convocados 39 bibliotecários e 339 assistentes administrativos. As nomeações serão realizadas ao longo deste segundo semestre, com uma média de 250 pessoas por mês.
A capital anunciou que vai aumentar em 1,8 mil o número de vagas para atender crianças em tempo integral ainda neste ano. Está prevista a construção de 12 escolas, sendo 11 para educação infantil e uma para ensino fundamental. As novas escolas terão infraestrutura moderna e adequada às necessidades dos alunos e professores.
As escolas serão construídas por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Quatro Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) terão suas obras iniciadas este ano, enquanto mais sete EMEIs e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) terão suas obras começadas em 2025, com entrega prevista para o mesmo ano.
“Serão distribuídas em cada uma das regionais da cidade e uma EMEF no bairro Milionários, no Barreiro. É um pleito importante da região e uma conquista essa EMEF”, disse Bruno Barral, secretário municipal de educação.
Melhorias
Noman anunciou uma parceria com a Guarda Municipal para estabelecer o Grupamento de Patrulhamento Escolar (GPE), que contará com 9 viaturas e 40 agentes.
A rede municipal também deve aumentar 1.800 novas vagas para ensino integral e parcial. O órgão municipal também informou que, em 2025, haverá uma expansão significativa: cerca de 2.400 novas vagas em tempo integral ou 4.800 vagas em tempo parcial na educação infantil, e 960 novas vagas no ensino fundamental.
O secretário também comunicou que um novo concurso está sendo planejado. No entanto, ele não revelou a data de divulgação oficial nem o lançamento do edital.
Com: PBH