Compartilhe este conteúdo:

Varejo em Minas Gerais registra crescimento abaixo da média nacional em setembro

por

Varejo em Minas Gerais registra crescimento abaixo da média nacional em setembro

As vendas do varejo ampliado em Minas Gerais, que abrangem setores como veículos, materiais de construção e atacado de alimentos, avançaram 0,9% na comparação entre agosto e setembro deste ano, abaixo da média nacional, que registrou 1,8%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (12). Em relação ao mesmo período de 2023, o crescimento foi modesto, de apenas 0,1%.

Para o economista do C6 Bank, Heliezer Jacob, o resultado inferior em Minas Gerais reflete o desempenho enfraquecido de setores como atacado de alimentos e combustíveis, ambos afetados pela alta inflação estadual. Em comparação com setembro de 2023, o segmento de combustíveis no estado teve retração de 4,7%, percentual superior à média nacional, que ficou em -1,5%. No caso dos hipermercados, as vendas recuaram 2,9% em Minas, contrastando com um crescimento de 0,6% observado no país.

O varejo restrito, que exclui itens como veículos e materiais de construção, permaneceu estável em setembro (0,0%) no estado, desempenho também abaixo da média nacional de 0,5%. Em relação ao ano passado, houve uma queda de 1,1% nas vendas desse setor em Minas Gerais.

Apesar de um resultado mais modesto em setembro, o varejo ampliado brasileiro apresentou crescimento de 1% no terceiro trimestre em comparação ao anterior, o que deve impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) do país. A previsão para o PIB nacional é de uma alta de 0,6% no período, marcando uma desaceleração frente ao crescimento de 1,4% no segundo trimestre. Para 2024, a projeção de crescimento é mantida em 3,2%, com uma expectativa de 1,5% para 2025.

+notícias

O que você achou deste conteúdo?

0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Coluna Luiz Tito
Furtos aconteceriam desde a época do governo Temer e muita gente sabia que exisitiam
Secretarias de Saúde de vários municípios mineiros não tem recebido o medicamento
Internautas alertam para risco iminente de desabamento em rodovia no Sul de Minas e cobram ação urgente do governo estadual
Programa segue com transmissões ao vivo e em podcast, e ganha reforço com nova integrante na bancada das sete jornalistas
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x