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Comerciantes mineiros investem em promoções para aquecer vendas na volta às aulas

O levantamento ouviu 425 comerciantes de diversas regiões de Minas Gerais e revelou que 24,5% das empresas já registraram aumento nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.
Comerciantes mineiros investem em promoções para aquecer vendas na volta às aulas
Reprodução

Entre os dias 09 e 21 de janeiro, a pesquisa Expectativa de Volta às Aulas, realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, mostrou que 57,5% dos consumidores pretendem pesquisar preços antes de adquirir materiais escolares neste ano. O levantamento ouviu 425 comerciantes de diversas regiões de Minas Gerais e revelou que 24,5% das empresas já registraram aumento nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados, o otimismo do comércio e as ações promocionais impulsionaram as vendas para 23,8% das empresas, enquanto 31% afirmaram que o período de volta às aulas não impacta as negociações no início do ano. Para 19% dos comerciantes que observam desempenho inferior ao de anos anteriores, os motivos incluem a crise econômica, o alto custo dos produtos e a distribuição irregular de materiais escolares por parte dos municípios.

Consumidores cautelosos e foco no crédito

A economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, destacou que a cautela dos consumidores tem sido impulsionada pelos altos custos do início do ano, incluindo impostos e inflação, que acumula 4,83% nos últimos 12 meses. Segundo ela, essa realidade faz com que 40,4% dos empresários esperem o pico de vendas apenas no início de fevereiro, embora 44,6% apostem na segunda quinzena de janeiro como o período de maior movimentação.

Ainda segundo a pesquisa, 47,4% dos empresários estimam que os consumidores devem gastar entre R$ 100 e R$ 300 em itens escolares. O cartão de crédito é apontado como o meio de pagamento mais utilizado, com 54% das transações previstas, seguido por pix (15,4%).

Estratégias para atrair clientes

Entre as ações para atrair consumidores, 40,8% dos comerciantes estão investindo em propaganda e divulgação, enquanto 34,8% apostam em promoções e liquidações. Além disso, 23,3% das empresas reforçaram suas equipes para atender a maior demanda do período.

“Com o poder de compra das famílias reduzido, os empresários devem oferecer condições de pagamento mais flexíveis, como parcelamento no cartão de crédito, e adotar estratégias que melhorem as expectativas do setor. Investimentos em promoções, atendimento diferenciado e publicidade podem ser determinantes para alavancar as vendas e aquecer a economia”, afirmou Gonçalves.

A pesquisa abrangeu segmentos como papelarias, hipermercados, supermercados, lojas de departamento e estabelecimentos do tipo multi-coisas, destacando a importância de ações integradas para fortalecer o setor.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a maior representante do setor terciário no estado, defendendo os interesses de mais de 740 mil empresas mineiras. Presidida pelo empresário Nadim Donato, a entidade atua há 86 anos em parceria com o Sistema Sesc e Senac, promovendo o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.

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Redação Bem Minas

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