Entre os dias 09 e 21 de janeiro, a pesquisa Expectativa de Volta às Aulas, realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, mostrou que 57,5% dos consumidores pretendem pesquisar preços antes de adquirir materiais escolares neste ano. O levantamento ouviu 425 comerciantes de diversas regiões de Minas Gerais e revelou que 24,5% das empresas já registraram aumento nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com os dados, o otimismo do comércio e as ações promocionais impulsionaram as vendas para 23,8% das empresas, enquanto 31% afirmaram que o período de volta às aulas não impacta as negociações no início do ano. Para 19% dos comerciantes que observam desempenho inferior ao de anos anteriores, os motivos incluem a crise econômica, o alto custo dos produtos e a distribuição irregular de materiais escolares por parte dos municípios.
Consumidores cautelosos e foco no crédito
A economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, destacou que a cautela dos consumidores tem sido impulsionada pelos altos custos do início do ano, incluindo impostos e inflação, que acumula 4,83% nos últimos 12 meses. Segundo ela, essa realidade faz com que 40,4% dos empresários esperem o pico de vendas apenas no início de fevereiro, embora 44,6% apostem na segunda quinzena de janeiro como o período de maior movimentação.
Ainda segundo a pesquisa, 47,4% dos empresários estimam que os consumidores devem gastar entre R$ 100 e R$ 300 em itens escolares. O cartão de crédito é apontado como o meio de pagamento mais utilizado, com 54% das transações previstas, seguido por pix (15,4%).
Estratégias para atrair clientes
Entre as ações para atrair consumidores, 40,8% dos comerciantes estão investindo em propaganda e divulgação, enquanto 34,8% apostam em promoções e liquidações. Além disso, 23,3% das empresas reforçaram suas equipes para atender a maior demanda do período.
“Com o poder de compra das famílias reduzido, os empresários devem oferecer condições de pagamento mais flexíveis, como parcelamento no cartão de crédito, e adotar estratégias que melhorem as expectativas do setor. Investimentos em promoções, atendimento diferenciado e publicidade podem ser determinantes para alavancar as vendas e aquecer a economia”, afirmou Gonçalves.
A pesquisa abrangeu segmentos como papelarias, hipermercados, supermercados, lojas de departamento e estabelecimentos do tipo multi-coisas, destacando a importância de ações integradas para fortalecer o setor.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a maior representante do setor terciário no estado, defendendo os interesses de mais de 740 mil empresas mineiras. Presidida pelo empresário Nadim Donato, a entidade atua há 86 anos em parceria com o Sistema Sesc e Senac, promovendo o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.