Pesquisar

Descoberta de Terras Raras pode impulsionar tecnologia e economia no Sul de Minas

A descoberta foi comunicada à Agência Nacional de Mineração (ANM) e pode trazer avanços tanto para tecnologias avançadas quanto para o desenvolvimento econômico regional
Descoberta de Terras Raras pode impulsionar tecnologia e economia no Sul de Minas
Reprodução/Internet

Nesta quarta-feira (29), a Cabo Verde Mineração anunciou a identificação de concentrações significativas de Terras Raras na borda do Complexo Vulcânico de Poços de Caldas, alcançando até 3.942 ppm de óxidos totais de Terras Raras (TREO). A descoberta foi comunicada à Agência Nacional de Mineração (ANM) e pode trazer avanços tanto para tecnologias avançadas quanto para o desenvolvimento econômico regional.

Os estudos, conduzidos em municípios como Cabo Verde, Muzambinho e Botelhos, revelaram depósitos inéditos associados ao minério de ferro em áreas até então inexploradas. Testes iniciais de recuperação apontaram eficiência de até 81,69% com métodos de lixiviação iônica, destacando o potencial para uso em tecnologias como veículos elétricos e turbinas eólicas.

A empresa, que já conta com mais de 88 mil hectares em concessão para pesquisa, seguirá investindo em análises geológicas e processamento mineral, com perspectivas de ampliar suas operações e estimular a economia local.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Lorena Cordeiro

Lorena Cordeiro

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Repórter no Portal Bem Minas desde 2020 nas editorias Meio Ambiente, Mineração e Energias Renováveis.