Pesquisar

Conheça a Cicloexpedição pelo Ribeirão Arrudas, ponto alto da Semana Rio das Velhas 2024

A Cicloexpedição convidará os participantes a explorar o território como um primeiro passo para a recuperação das águas urbanas
Cicloexpedição Rio das Velhas 2024 Foto: Divulgação
Reprodução Redes Sociais/Divulgação

Para encerrar a Semana Rios Das Velhas 2024, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), em colaboração com seus Subcomitês, movimentos voltados para as águas e mobilidade urbana, ambientalistas, urbanistas e ciclistas, promoverá uma Cicloexpedição pelos rios visíveis e invisíveis da capital no dia 29 de junho, em comemoração ao Dia do Rio das Velhas.

A Cicloexpedição convidará os participantes a explorar o território como um primeiro passo para a recuperação das águas urbanas. De maneira investigativa, o grupo também visitará nascentes, pedalando pela cidade, podendo ter contato com a água em áreas limpas e poluídas, vivenciando a natureza urbana de diversas formas.

Ponto de partida e ponto de chegada

O ponto de partida será o Parque Ecológico Roberto Burle Marx/Parque das Águas (Av. Ximango, 809 – Flávio Marques Lisboa – Barreiro), com concentração a partir das 8h e início às 9h. O grupo percorrerá em grande parte o trajeto do Ribeirão Arrudas, um afluente do Rio das Velhas. O destino final será o Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377 – Centro). O percurso totalizará 19 km, composto por trechos retos e de descida. A duração estimada é de aproximadamente 2 a 2,5 horas.

Uma parte expressiva do trajeto será feita em ciclovia ou ciclofaixa. Haverá batedores de carro para o comboio, além de líderes de bicicleta que auxiliarão o grupo, especialmente em esquinas e trechos mais movimentados.

Use protetor solar, roupas leves, equipamento de proteção e se hidrate ao longo do caminho (haverá distribuição de água antes e depois da cicloexpedição).

Confira aqui o trajeto completo. 

Para participar

Caso o participante com sua bicicleta precise de transporte para chegar ao Parque Ecológico Roberto Burle Marx basta preencher o formulário. A saída será às 7h30, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175 – Funcionários).

Para o público que não possui bicicleta ou prefere não percorrer os 19 km, basta comparecer ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti a partir das 9h e participar das festividades.

Semana Rio das Velhas 2024

29 de junho é reconhecido como o Dia do Rio das Velhas. Em torno dessa data, anualmente, o Comitê promove a Semana Rio das Velhas, com uma extensa programação de eventos, debates e integração.

Em 2024, a ação se inspira na piracema e se propõe a percorrer a bacia no sentido “rio acima” – como os peixes a caminho da reprodução. Na programação, além da cicloexpedição pelo Ribeirão Arrudas, estão previstas a realização de exposições educativas itinerantes, exibição de vídeos, Diálogos Regionais entre os Subcomitês que compõem o CBH e plenária comemorativa.

Joaquim Felício, Morro da Garça, Sete Lagoas, Belo Horizonte e Itabirito serão os municípios visitados, entre 24 e 29 de junho.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Lorena Cordeiro

Lorena Cordeiro

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Repórter no Portal Bem Minas desde 2020 nas editorias Meio Ambiente, Mineração e Energias Renováveis.

Mais artigos de Lorena