Pesquisar

Confira os pontos de doações em Belo Horizonte para as vítimas no Rio Grande do Sul

Diversos pontos em Belo Horizonte estão aceitando doações para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Participam da ação instituições públicas e privadas, recebendo alimentos, roupas, água e ajuda financeira. 

Confira em sua casa itens que possam ser doados, como alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, ração para cães e gatos, brinquedos e roupas, além de cobertores e travesseiros em bom estado de conservação.

Confira os locais que estão recebendo doações:

Aeroporto de Confins

LMG-800, km 7,9, S/N, Confins – MG

*Produtos de limpeza que contenham alvejantes ou sejam corrosivos, além de produtos inflamáveis e óleo de cozinha, não estão sendo aceitos.

Aeroporto da Pampulha

Praça Bagatelle, 204 – São Luiz, Belo Horizonte – MG – todos os dias, das 8h às 18h

*Produtos de limpeza que contenham alvejantes ou sejam corrosivos, além de produtos inflamáveis e óleo de cozinha, não estão sendo aceitos.

Arquidiocese de Belo Horizonte

Rua Além Paraíba, 208 – Lagoinha – Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h – Doações em dinheiro: Pix da CNBB Regional Sul 3 (CNPJ: 33685686001041)

Academias Pratique

Todas as unidades

Arquidiocese de Belo Horizonte

*Doações via Pix, por meio da chave da CNBB Regional Sul 3: 33685686001041 (CNPJ).

Para doações físicas: Sede do Veaspam –  Rua Além Paraíba, 208 – Lagoinha, Belo Horizonte – MG – de segunda a sexta, das 8h às 17h

PUC Minas

Todas as unidades

Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho

Cross Experience

 Rua Cambuquira N° 83 – Carlos Prates

Leroy Merlin

Todas as unidades

Servas 

Avenida Cristóvão Colombo, 683 – Funcionários, Belo Horizonte – MG – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Emater

Avenida Raja Gabáglia, 1626 – Gutierrez, Belo Horizonte – MG – de segunda a sexta, das 8h às 17h

Petz

Unidade Nossa Senhora do Carmo – Avenida Nossa Sra. do Carmo, 1448 – São Pedro – e Unidade Pampulha – Avenida Professor Magalhães Penido, 1000 – Liberdade

A maioria das doações será encaminhada para organizações como Correios, Cruz Vermelha de Minas Gerais e Serviço Social Autônomo (Servas), que ficarão responsáveis pelo envio dos materiais.

Também é possível doar diretamente para o Governo do Rio Grande do Sul por meio da chave PIX CNPJ: 92.958.800/0001-38

Enchentes no Rio Grande do Sul 

Nos últimos 10 dias, chuvas intensas e contínuas resultaram no acúmulo de água no lago Guaíba atingindo uma altura recorde de 5,33 metros. De acordo com as previsões, o lago deve ficar acima da cota de inundação (3 m) até a próxima semana. 

Porto Alegre está localizada em uma planície, esse tipo de relevo é comum em áreas que ficam a poucos metros do nível do mar. O elevado volume de chuvas no Rio Grande do Sul resultou na inundação de extensas áreas pelos rios, e, devido à dificuldade de escoamento, as cidades permanecem inundadas. Nas regiões serranas, a formação facilita o escoamento das águas da chuva por meio da gravidade, enquanto em regiões planas, essa água acumula. 

As cidades de Caxias e Bento Gonçalves, localizadas nas regiões mais elevadas do estado, foram as mais atingidas pelo alto volume de chuva. Toda a água que desceu das serras escoou para os rios Taquari e Jacuí, entre outros, que desaguam no Lago Guaíba, resultando no aumento do nível do lago.

O desastre climático atingiu 397 dos 497 municípios do estado, resultando em 90 mortes, mais de 130 desaparecidos e mais de 360 feridos até a manhã desta terça-feira (7).

Compartilhe nas suas redes sociais:

Lorena Cordeiro

Lorena Cordeiro

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Repórter no Portal Bem Minas desde 2020 nas editorias Meio Ambiente, Mineração e Energias Renováveis.