Diversos pontos em Belo Horizonte estão aceitando doações para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Participam da ação instituições públicas e privadas, recebendo alimentos, roupas, água e ajuda financeira.
Confira em sua casa itens que possam ser doados, como alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, ração para cães e gatos, brinquedos e roupas, além de cobertores e travesseiros em bom estado de conservação.
Confira os locais que estão recebendo doações:
Aeroporto de Confins
LMG-800, km 7,9, S/N, Confins – MG
*Produtos de limpeza que contenham alvejantes ou sejam corrosivos, além de produtos inflamáveis e óleo de cozinha, não estão sendo aceitos.
Aeroporto da Pampulha
Praça Bagatelle, 204 – São Luiz, Belo Horizonte – MG – todos os dias, das 8h às 18h
*Produtos de limpeza que contenham alvejantes ou sejam corrosivos, além de produtos inflamáveis e óleo de cozinha, não estão sendo aceitos.
Arquidiocese de Belo Horizonte
Rua Além Paraíba, 208 – Lagoinha – Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h – Doações em dinheiro: Pix da CNBB Regional Sul 3 (CNPJ: 33685686001041)
Academias Pratique
Todas as unidades
Arquidiocese de Belo Horizonte
*Doações via Pix, por meio da chave da CNBB Regional Sul 3: 33685686001041 (CNPJ).
Para doações físicas: Sede do Veaspam – Rua Além Paraíba, 208 – Lagoinha, Belo Horizonte – MG – de segunda a sexta, das 8h às 17h
PUC Minas
Todas as unidades
Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)
Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho
Cross Experience
Rua Cambuquira N° 83 – Carlos Prates
Leroy Merlin
Todas as unidades
Servas
Avenida Cristóvão Colombo, 683 – Funcionários, Belo Horizonte – MG – de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Emater
Avenida Raja Gabáglia, 1626 – Gutierrez, Belo Horizonte – MG – de segunda a sexta, das 8h às 17h
Petz
Unidade Nossa Senhora do Carmo – Avenida Nossa Sra. do Carmo, 1448 – São Pedro – e Unidade Pampulha – Avenida Professor Magalhães Penido, 1000 – Liberdade
A maioria das doações será encaminhada para organizações como Correios, Cruz Vermelha de Minas Gerais e Serviço Social Autônomo (Servas), que ficarão responsáveis pelo envio dos materiais.
Também é possível doar diretamente para o Governo do Rio Grande do Sul por meio da chave PIX CNPJ: 92.958.800/0001-38
Enchentes no Rio Grande do Sul
Nos últimos 10 dias, chuvas intensas e contínuas resultaram no acúmulo de água no lago Guaíba atingindo uma altura recorde de 5,33 metros. De acordo com as previsões, o lago deve ficar acima da cota de inundação (3 m) até a próxima semana.
Porto Alegre está localizada em uma planície, esse tipo de relevo é comum em áreas que ficam a poucos metros do nível do mar. O elevado volume de chuvas no Rio Grande do Sul resultou na inundação de extensas áreas pelos rios, e, devido à dificuldade de escoamento, as cidades permanecem inundadas. Nas regiões serranas, a formação facilita o escoamento das águas da chuva por meio da gravidade, enquanto em regiões planas, essa água acumula.
As cidades de Caxias e Bento Gonçalves, localizadas nas regiões mais elevadas do estado, foram as mais atingidas pelo alto volume de chuva. Toda a água que desceu das serras escoou para os rios Taquari e Jacuí, entre outros, que desaguam no Lago Guaíba, resultando no aumento do nível do lago.
O desastre climático atingiu 397 dos 497 municípios do estado, resultando em 90 mortes, mais de 130 desaparecidos e mais de 360 feridos até a manhã desta terça-feira (7).