Nesta quinta-feira (20), a Polícia Federal prendeu, em São Lourenço, município localizado a 387 km de Belo Horizonte, um homem foragido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes cometidos durante os ataques de 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes, em Brasília. A operação contou com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.
O indivíduo, que havia sido sentenciado a 17 anos de prisão, foi condenado por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada. Dentre as ações criminosas, o destaque foi o furto de uma réplica da Constituição Federal de 1988, que estava exposta no STF no momento da invasão violenta.
Além de cumprir a pena de reclusão, o condenado será responsabilizado solidariamente com os outros envolvidos pelos danos causados, sendo obrigado a pagar uma indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.
A prisão foi realizada após a expedição de um mandado de prisão pelo STF, com o homem sendo localizado e encaminhado para uma unidade prisional, onde ficará à disposição da Justiça.