No próximo domingo (27), o Minas Shopping em Belo Horizonte será palco da 2ª edição da Motociata Inclusiva, um evento que celebra o “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação, organizada pela Associação Unidas pelo Autismo, promete proporcionar uma experiência única para crianças e adolescentes autistas com mais de 10 anos, que poderão vivenciar um passeio de moto com motociclistas voluntários.
A concentração será no estacionamento G2 do Minas Shopping a partir das 8h. A motociata, com trajeto de aproximadamente 14,5km até a Praça Sete, será conduzida por motociclistas de motoclubes mineiros. A iniciativa, que visa promover a inclusão social e a conscientização sobre o autismo, tem como requisito para participação a apresentação da Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) ou laudo médico.
Além do passeio, os participantes poderão curtir atrações musicais e barracas de alimentação após a motociata. A programação inclui shows das bandas Urbana 2, às 12h, e Velotrol, às 14h30. Haverá também um espaço kids para diversão das crianças. A entrada é gratuita, e os interessados em participar devem adquirir a camisa do evento, com valor de R$ 50 (pessoas com TEA pagam R$ 25). As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Meu Minas.
Catiane Ferreira Gomes, presidente da Associação Unidas pelo Autismo, destaca a importância do evento como uma forma de mostrar que a inclusão é possível quando há adaptações. “A deficiência só é um problema se não houver adaptação. No mês de conscientização, buscamos exatamente isso, principalmente porque o autismo não é visível”, explica Catiane, que também revela a experiência transformadora para todos os envolvidos. “Para os motociclistas, é uma oportunidade de proporcionar um momento especial, e para as pessoas com deficiência, é a chance de sentir a liberdade sobre duas rodas e viver algo novo e emocionante”, complementa.
Fundada em 2015 por um grupo de mães que se uniram na luta por igualdade para as pessoas com autismo, a associação também reforça a segurança do evento, que conta com profissionais de segurança, terapeutas e ambulância para garantir o bem-estar dos participantes. No ano passado, mais de 1.000 motociclistas e cerca de 125 jovens com TEA participaram da motociata, que percorreu a lagoa da Pampulha.
Ana Paula Alkmim, gerente de Marketing do Minas Shopping, afirma que o evento reforça o compromisso do shopping com a inclusão e acessibilidade. “Eventos como esse ajudam a construir um ambiente mais acolhedor, e ver a adesão dos motociclistas e o impacto positivo nas famílias reforça a importância da iniciativa”, conclui.