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Comissão do Trabalho debate impactos da concessão do Lote Rodoviário 8 na Região Metropolitana de BH

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Comissão do Trabalho debate impactos da concessão do Lote Rodoviário 8 na Região Metropolitana de BH

Na próxima terça-feira (12), às 10h, a Comissão do Trabalho, de Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará um debate sobre os impactos financeiros, estruturais e ambientais da licitação do “Lote Rodoviário 8: Vetor Norte”. A concessão prevê a administração de 181 quilômetros de rodovias, incluindo trechos da MG-010, MG-424 e LMG-800, afetando pelo menos 13 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A audiência, proposta pelos deputados estaduais Betão (PT) e Lohanna (PV), discute os custos econômicos e sociais da cobrança de pedágio, que afetará diretamente os municípios de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Matozinhos e Prudente de Morais. Além disso, a concessão impactará Confins, Santa Luzia, Lagoa Santa e Jaboticatubas, refletindo também nas cidades de Capim Branco e Santana do Riacho.

Um dos principais pontos de preocupação é o impacto das tarifas para trabalhadores e turistas que circulam entre Belo Horizonte e o Aeroporto Internacional de Confins. A cobrança de ida e volta será de aproximadamente R$ 18,36, valor superior à tarifa do transporte público que realiza o mesmo trajeto, atualmente fixada em R$ 18,30. Para demais trabalhadores que utilizam as rodovias da região, o custo pode ultrapassar R$ 20.

Presidente da Comissão do Trabalho da ALMG, o deputado estadual Betão alerta para os efeitos negativos da concessão. “A criação de 4 mil empregos é um número expressivo, mas não justifica o impacto econômico que a cobrança trará para Minas Gerais e para os trabalhadores. Estaremos atentos e acompanharemos de perto essa movimentação por meio da Comissão”, destacou.

Projeto de Lei propõe pedágios apenas a cada 100 km

Para minimizar os prejuízos financeiros à população e ao setor de transporte, os deputados Betão e Lohanna apresentaram o Projeto de Lei Nº 3.345/2025, que propõe limitar a instalação de pedágios a distâncias mínimas de 100 quilômetros entre cada praça. A medida valerá tanto para novas concessões quanto para a renovação de contratos existentes, abrangendo trechos administrados por uma mesma concessionária ou por empresas distintas.

O tema também tem mobilizado lideranças municipais. Um abaixo-assinado contra a instalação das praças de pedágio está sendo conduzido pelo vereador Gael, de Pedro Leopoldo, que tem contado com o apoio do deputado Betão.

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