A partir da meia-noite desta terça-feira (11), motoristas que trafegam pela BR-040 entre Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Cristalina, em Goiás, terão que pagar pedágio. A tarifa entra em vigor após a concessionária Via Cristais assumir a administração do trecho de 594,8 km, que conecta as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.
A concessão foi leiloada em setembro de 2024, após a antiga administradora, Via 040, desistir do contrato alegando dificuldades financeiras. A nova empresa investirá R$ 12 bilhões ao longo de 30 anos em melhorias como duplicações, faixas adicionais e passarelas.
Valores e localizações das praças de pedágio
Em Minas Gerais, as praças de pedágio foram instaladas nas cidades de Paracatu, Lagoa Grande, João Pinheiro, São Gonçalo do Abaeté, Felixlândia, Curvelo e Capim Branco. As tarifas variam conforme o tipo de veículo:
- Carros de passeio: entre R$ 11,30 e R$ 15,50;
- Caminhonetes e veículos comerciais: até R$ 124;
- Motocicletas: isentas da cobrança.
Obras e melhorias na rodovia
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as principais intervenções incluem:
- Recuperação da sinalização horizontal e vertical;
- Reparos no asfalto e drenagem da pista;
- Ampliação e modernização das praças de pedágio e postos de atendimento ao usuário;
- Melhoria da infraestrutura geral e limpeza.
Além disso, a concessionária deverá entregar ao longo do contrato:
- 10 km de duplicação de pista;
- 342 km de faixas adicionais;
- 61 km de vias marginais;
- 5 passagens subterrâneas e 34 passarelas;
- 272 pontos de ônibus e 18 passagens de fauna;
- 226 novos acessos à rodovia.
Histórico da concessão
A BR-040 tem passado por um processo de relicitação nos últimos anos. A Via 040, empresa do grupo Invepar, assumiu a rodovia em 2013, mas, diante de prejuízos financeiros, solicitou a devolução da concessão em 2017. O pedido foi aceito pela ANTT em 2019, o que levou à divisão do trecho para novos leilões.
O segmento entre Belo Horizonte e Juiz de Fora foi concedido à empresa EPR Via Mineira em abril de 2024, e a gestão começou em agosto do mesmo ano. Já o trecho entre o Distrito Federal e Cristalina segue sob administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), sem previsão de nova licitação.