Nesta segunda-feira (24), em Belo Horizonte, a Câmara Portuguesa de Comércio em Minas Gerais anunciou a criação de uma premiação internacional destinada a valorizar projetos sustentáveis desenvolvidos no Brasil e em Portugal. A iniciativa, que integra ações voltadas ao fortalecimento das práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança), já está com as inscrições abertas e seguirá até o dia 20 de junho.
O 1º Prêmio Internacional de Sustentabilidade Brasil – Portugal reconhecerá projetos inovadores voltados à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. Podem participar empresas, startups, centros de pesquisa e prefeituras de ambos os países, desde que apresentem soluções e pesquisas que impactem positivamente o meio ambiente.
As categorias da premiação estão alinhadas aos três pilares do ESG e incluem uma distinção especial: o Prêmio Master de Sustentabilidade. O regulamento com todas as diretrizes para os candidatos está disponível no site oficial do prêmio (www.premiobrasilportugal.com.br). O grande destaque do concurso será a entrega do troféu “Prestígio Sustentável” às melhores iniciativas.
De acordo com o presidente da Câmara Portuguesa de Comércio em Minas Gerais, Miguel Jerônimo, o prêmio busca ir além da simples premiação, propondo uma reflexão mais ampla. “Nosso objetivo é fomentar a conscientização e a troca de experiências entre Brasil e Portugal, promovendo o intercâmbio tecnológico e fortalecendo os laços bilaterais em prol do desenvolvimento sustentável”, explicou.
A premiação conta com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, do Consulado de Portugal em Belo Horizonte, do Centro da Comunidade Luso-Brasileira e da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil.