Nesta segunda-feira (31), Belo Horizonte deu um passo significativo em direção à mobilidade sustentável com a entrada em operação do primeiro micro-ônibus 100% movido a Gás Natural Veicular (GNV) e Biometano do estado. O modelo Fly 10 – GV iniciará uma operação assistida nas rotas do transporte suplementar da capital mineira, como parte de um esforço colaborativo para promover alternativas mais limpas e eficientes no transporte público.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob), a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), a fabricante Volare, a Agrale e a Associação dos Motoristas do Transporte Suplementar de Belo Horizonte. Este novo micro-ônibus não apenas representa uma inovação no setor, mas também se configura como uma solução mais econômica e ambientalmente responsável, com o potencial de reduzir as emissões de poluentes no trânsito urbano.
Entre abril e maio, o veículo passará por um processo de operação assistida, circulando em quatro diferentes linhas do transporte suplementar da cidade: S53 (Confisco/Ouro Minas), S66 (Tupi/Europa), S61 (Mantiqueira/Estação Vilarinho) e S92 (Esplanada/Buritis). A operação visa mostrar a versatilidade do veículo e coletar dados para avaliar seu desempenho nas condições reais de uso.
Rafael Murta, Superintendente de Mobilidade da PBH, destacou a importância da iniciativa para a modernização do transporte coletivo. “Estamos avançando na busca por tecnologias que proporcionem viagens mais sustentáveis e confortáveis para os passageiros. A Operação Assistida é um momento crucial para avaliar o desempenho do veículo e tomar decisões informadas sobre seu uso futuro”, afirmou.
Carlos Camargo de Colón, presidente da Gasmig, ressaltou que o uso de GNV no transporte de passageiros é um passo importante para a descarbonização da mobilidade urbana. “O gás natural é uma solução essencial para a redução das emissões de carbono e para um futuro mais sustentável nas cidades”, comentou.
O modelo Fly 10 – GV, homologado conforme a Norma ABNT – NBR 15570, já está configurado e emplacado para o transporte suplementar em Belo Horizonte. Sidnei Vargas, gerente nacional de vendas da Volare, enfatizou o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação. “O lançamento deste modelo é parte de nossa estratégia de oferecer soluções mais eficientes e com menor impacto ambiental”, afirmou.
Por sua vez, a Agrale, que investe no desenvolvimento de veículos movidos a gás desde 2001, reforçou a viabilidade do GNV como alternativa para o Brasil. Edson Ares Sixto Martins, diretor comercial e de marketing da empresa, lembrou que, embora existam outras tecnologias limpas, o gás é uma opção particularmente adequada para um país de grande extensão territorial como o Brasil.