Uma pesquisa apontou que Belo Horizonte é a terceira melhor capital brasileira em qualidade de vida. De acordo com o Índice de Progresso Social (IPS) 2024, a capital mineira fica atrás apenas de Brasília (DF), que está em primeiro lugar, e de Goiânia (GO), em segundo.
Pela primeira vez, o relatório do IPS Brasil inclui os 5.570 municípios brasileiros, as 26 unidades federativas e o Distrito Federal, tornando-se a maior iniciativa de geração desse índice em escala subnacional no mundo.
A pesquisa é realizada identificando três eixos: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades, com base em um valor onde zero representa o pior nível e 100 o melhor. Esses três eixos são subdivididos em outros 12 pontos, como nutrição e cuidados médicos básicos; água e saneamento; moradia; segurança pessoal; acesso ao conhecimento básico; acesso à informação e comunicação; saúde e bem-estar; qualidade do meio ambiente; direitos individuais; liberdades individuais e de escolha; inclusão social; e acesso à educação superior.
A nota de cada estado é resultado da média de todos os municípios. Para chegar aos resultados, a pesquisa analisou outros indicadores, como dados de fontes oficiais e outras pesquisas já realizadas.
BH se destaca em várias áreas, especialmente nos Fundamentos do Bem-estar, que incluem o acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar e áreas verdes urbanas. Na dimensão das Oportunidades, a cidade sobressai pelos direitos individuais, liberdades de escolha e acesso à educação superior.
No ranking dos estados, Minas Gerais ocupa a quarta posição, ficando atrás de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Acre e Pará obtiveram as menores notas.
Confira a lista completa
- Brasília (DF)
- Goiânia (GO)
- Belo Horizonte (MG)
- Florianópolis (SC)
- Curitiba (PR)
- São Paulo (SP)
- Cuiabá (MT)
- Campo Grande (MS)
- Palmas (TO)
- Aracaju (SE)
- Teresina (PI)
- Vitória (ES)
- Porto Alegre (RS)
- Rio de Janeiro (RJ)
- São Luís (MA)
- João Pessoa (PB)
- Natal (RN)
- Fortaleza (CE)
- Manaus (AM)
- Salvador (BA)
- Recife (PE)
- Boa Vista (RR)
- Rio Branco (AC)
- Belém (PA)
- Maceió (AL)
- Macapá (AP)
- Porto Velho (RO)