Pesquisar

Cidade de Minas está entre  as 11 no Brasil que vão receber sistema de alerta de desastres

Os testes em Indianópolis e nas outras cidades envolvidas fazem parte de uma iniciativa maior para aprimorar a resposta a desastres naturais e causados pelo homem.
Cidade de Minas está entre as 11 no Brasil que vão receber sistema de alerta de desastres
Reprodução Internet

Nesta quarta-feira (7), o governo federal anunciou o início da fase de testes do novo sistema de alerta de desastres, que visa emitir sons e mensagens em caso de emergências. Entre as 11 cidades brasileiras selecionadas para esta fase de testes está Indianópolis, localizada no Triângulo Mineiro.

A tecnologia de alerta, conhecida como Defesa Civil Alerta, será testada no próximo sábado (10) nas cidades do Sul e Sudeste. O sistema foi desenvolvido em parceria com as grandes operadoras de telefonia e tem como objetivo enviar mensagens diretamente para os celulares das pessoas que estiverem na área afetada, independentemente de cadastro prévio.

Os testes em Indianópolis e nas outras cidades envolvidas fazem parte de uma iniciativa maior para aprimorar a resposta a desastres naturais e causados pelo homem, garantindo que a população receba informações críticas em tempo real. O novo sistema promete aumentar a segurança e a eficiência das ações de defesa civil em situações de emergência.

De acordo com Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a operação-piloto terá uma duração de 30 dias.

Como o sistema deve funcionar?

O recém-implementado sistema de alerta de desastres utiliza a infraestrutura das operadoras de telefonia móvel para enviar notificações sonoras e vibratórias, que aparecerão na tela dos celulares, interrompendo qualquer atividade do usuário, seja em redes sociais ou plataformas de vídeo. Este sistema foi desenvolvido em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as principais operadoras – Algar, Claro, Tim e Vivo – para assegurar a entrega rápida das mensagens às pessoas nas áreas de risco. Nos testes, os moradores das 11 cidades escolhidas receberão uma mensagem de teste em seus celulares. Esta demonstração terá uma duração de uma hora, com alertas sendo enviados a cada cinco minutos.

Após a fase de testes, o governo planeja implementar os ajustes necessários antes de expandir o sistema de alerta para todas as cidades do Brasil. A data específica para o lançamento nacional ainda não foi determinada.

Confira as outras cidades participantes: 

  • Roca Sales (RS)
  • Muçum (RS)
  • Blumenau (SC)
  • Gaspar (SC)
  • Morretes (PR)
  • União da Vitória (PR)
  • São Sebastião (SP)
  • Cachoeiro do Itapemirim (ES)
  • Petrópolis (RJ)
  • Angra dos Reis (RJ)

Compartilhe nas suas redes sociais:

Lorena Cordeiro

Lorena Cordeiro

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Repórter no Portal Bem Minas desde 2020 nas editorias Meio Ambiente, Mineração e Energias Renováveis.