Na manhã desta quinta-feira (19), a Polícia Federal deflagrou a operação “Expedition”, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que promovia emigração ilegal, envolvendo mais de 70 brasileiros enviados aos Estados Unidos de forma irregular. Um dos principais alvos da operação é um candidato a vereador da cidade de Ipanema, em Minas Gerais.
A 2ª Vara Federal de Governador Valadares emitiu dois mandados de prisão preventiva, além de oito mandados de busca e apreensão, com o sequestro de bens e valores que totalizam R$ 8,6 milhões. O candidato foi levado para a delegacia da PF em Ipatinga, enquanto outro suspeito foi encaminhado à sede da PF em Governador Valadares.
As investigações que culminaram na operação começaram após a operação “Reféns”, em 2023, quando surgiram indícios de que o candidato recrutava brasileiros para serem levados ilegalmente aos Estados Unidos. Ele teria agido em parceria com um outro envolvido de Governador Valadares, também preso.
Os investigados serão processados pelos crimes de promoção de emigração ilegal, envio irregular de crianças e adolescentes para o exterior, além de associação criminosa, podendo enfrentar penas que somam até 16 anos de reclusão.