Pesquisar

Belo Horizonte e mais de 500 municípios de MG estão sob alerta de tempo seco

Belo Horizonte e mais de 500 municípios de MG estão sob alerta de tempo seco
Reprodução Internet

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou nesta sexta-feira (05) que Belo Horizonte e mais 540 municípios do estado estão sob alerta de tempo seco e baixa umidade do ar. De acordo com o órgão, há possibilidade de névoa seca no período da tarde em praticamente todas as regiões.

Os municípios estão localizados nas regiões Metropolitana de Belo Horizonte, Central, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Sul, Sudoeste, Noroeste, Norte, Zona da Mata, Vale do Jequitinhonha e Campo das Vertentes.

Nesta sexta-feira, a capital terá o céu variando de claro a parcialmente nublado. As temperaturas vão oscilar entre 13°C e 26°C. A umidade relativa do ar ficará em torno de 30% durante a tarde, valor que está abaixo do ideal segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Durante o fim de semana, as temperaturas não terão grandes variações em relação a esta sexta-feira. De acordo com o Inmet, a previsão para sábado é de temperaturas entre 14°C e 26°C. No domingo, a expectativa é de uma variação entre 14°C e 27°C. Em ambos os dias, a umidade relativa do ar deverá permanecer em torno de 30%.

Confira recomendações da Defesa Civil em caso de tempo seco

  • Hidrate-se durante o dia; ⠀
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; ⠀
  • Evite frituras; ⠀
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água; ⠀
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; ⠀
  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; ⠀
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;  
  • Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190). 

Compartilhe nas suas redes sociais:

Lorena Cordeiro

Lorena Cordeiro

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Repórter no Portal Bem Minas desde 2020 nas editorias Meio Ambiente, Mineração e Energias Renováveis.

Mais artigos de Lorena