Search

BDMG oferece curso gratuito de capacitação de municípios com foco em projetos sustentáveis

Estão abertas as inscrições para o curso de capacitação de administradores municipais interessados em promover iniciativas sustentáveis. Oferecido pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a formação busca apresentar as tecnologias e práticas apropriadas para cidades de pequeno porte e distritos. O  curso é gratuito e terá início na próxima terça-feira, dia 5 de março. 

A ação é realizada pelo Programa de Mobilização dos Municípios para a Sustentabilidade, uma colaboração entre o BDMG e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com o respaldo da GFA e Way Carbon.

Para participar, o candidato deve realizar a inscrição até dia 4 de março no neste link. A capacitação ocorrerá de maneira remota e contará com três módulos. Os gestores serão instruídos sobre técnicas e práticas sustentáveis para otimizar o consumo de energia e sobre tecnologias para o tratamento eficaz de resíduos e esgoto. Além disso, terão a oportunidade de analisar casos que comprovam a eficácia das ações.

De acordo com o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, o projeto tem como objetivo auxiliar os municípios na busca por um desenvolvimento mais sustentável.

Muitas vezes, as pessoas imaginam que os projetos são complexos e inalcançáveis, mas é possível, com capacitação, conhecer novas tecnologias e criar soluções com impactos positivos para a população e as prefeituras em termos de economia, de desenvolvimento social, e que sejam ambientalmente responsáveis” disse. 

O presidente também explicou que 40% dos desembolsos do BDMG foram alinhados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de 17 metas globais criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Esta será a segunda edição do programa de capacitação, que teve início no ano anterior e atraiu a participação de gestores de mais de 200 municípios em Minas Gerais.

Programação

O curso acontecerá nos dias 5, 12 e 19 de março de forma remota, às 9 horas na plataforma Teams. No dia 5 de março o tema será relacionado a como economizar na energia. Já no dia 12 a capacitação vai falar sobre os desafios e a tecnologia no tratamento de água e esgoto e no dia 19  sobre manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana.

Confira o nome dos ministrantes:

Roberto Velásquez, doutor em Engenharia Elétrica;

José Zloccowick, consultor de projetos na área de energia e mudanças climáticas; 

Professor Pedro Heller, engenheiro civil, mestre e doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

BDMG

O BDMG é instituição financeira pública que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social do estado de Minas Gerais, oferecendo serviços financeiros e apoio a projetos de investimento.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Lorena Cordeiro

Lorena Cordeiro

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Repórter no Portal Bem Minas desde 2020 nas editorias Meio Ambiente, Mineração e Energias Renováveis.

Artigos em alta