Mais uma vez, no mês de dezembro, para ser mais incômodo e a muita gente, ocorrências de deslizamento de rejeitos de mineração importunam a vida dos mineiros.
Também novamente, famílias são removidas de suas casas e instaladas no desconforto de pensões, hotéis e locais improvisados, para não terem suas vidas comprometidas por um novo “mar de lamas” como vimos acontecer em Mariana e em Brumadinho.
Um projeto de lei da deputada Beatriz Cerqueira, apresentado na ALMG visa aumentar a segurança em pilhas de rejeitos para evitar casos recentes como o de Conceição do Pará e de outras minerações espalhadas pelo Estado, donas do solo, do subsolo, da paz que cancelam e, ao que parece, também donas da vida das famílias que vivem próximas dos lugares onde tais empresas mineram.
O projeto busca ampliar o alcance da Política Estadual de Segurança de Barragem, através de ações que motivem uma regulação sobre as pilhas de rejeitos.
O que pretende a deputada é estabelecer uma política de fiscalização permanente sobre a estabilidade dessas estruturas, com programas constantes de verificação e medição da sua segurança.
O objetivo é garantir a proteção do meio ambiente, da população e da infraestrutura pública contra potenciais riscos associados ao desmoronamento destas pilhas, comprometendo a tranquilidade, a saúde e a vida das pessoas.